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A função tradicional da bateria no compartimento do motor é bem conhecida: sem a bateria o veículo não pode ser ligado. Além do motor de partida, as velas de ignição, as velas de incandescência, as luzes e as aplicações eletrônicas requerem energia elétrica. Mas como é construída uma bateria e como funciona?

Baterias de chumbo-ácido: componentes e estrutura

Muitos motoristas percebem o grande peso das baterias de automóveis quando compram uma nova. São possíveis pesos de cerca de 10,5 kg até 30 kg. A razão para isso são as placas de chumbo nas células da bateria.

Forte baterias – Baterias de chumbo-ácido

Componentes e estrutura de uma célula de bateria

Eletrodo positivo:

  • Placa positiva: Numa bateria de chumbo-ácido, a placa carregada positivamente (material ativo) consiste em óxido de chumbo (PbO 2 ) que está imerso num eletrólito.
  • Grade positiva: A grade positiva consiste em uma liga de chumbo e é usada para reter o material ativo e como coletor de corrente.

Eletrodo negativo:

  • Placa negativa: A placa carregada negativamente (material ativo) consiste em chumbo puro (Pb), que também está imerso em um eletrólito.
  • Placa negativa: Assim como a placa positiva, também consiste em uma liga de chumbo e tem a mesma finalidade.

Os eletrodos com cargas diferentes são separados por uma bolsa separadora.

O eletrólito é uma mistura de ácido sulfúrico (H 2 SO 4 ) e água destilada. Este eletrólito pode estar na forma líquida (como nas baterias úmidas convencionais ou na tecnologia EFB aprimorada), na forma de gel ou ligado a uma esteira de vidro (como na tecnologia AGM para aplicações start-stop mais recentes).

Vários eletrodos positivos formam um conjunto de placas positivas e vários eletrodos negativos formam um conjunto de placas negativas. Juntos, um conjunto de placas negativas e positivas formam um bloco de placas. Um bloco de placa é uma célula de bateria.

Uma bateria de partida convencional consiste em 6 células conectadas em série, cada uma com tensão nominal de 2 V, o que resulta em uma tensão de exatamente 12,72 V quando a bateria está totalmente carregada. A capacidade e a capacidade de partida a frio da bateria resultam do número de placas por célula.

Regra prática: Quanto mais placas uma célula contiver e, portanto, formar uma superfície maior, maior será a potência de partida a frio (CCA) que a bateria pode fornecer. No entanto, se o espaço na célula for utilizado para menos placas, mas mais espessas, a estabilidade do ciclo é aumentada. Isto significa que a bateria foi projetada para um maior rendimento de carga (processo contínuo de carga e descarga).

As células estão contidas em um invólucro feito de plástico resistente a ácidos (polipropileno). Em uma bateria SLI convencional, esta é fechada por uma tampa com sistema de labirinto que evita que o fluido da bateria escape e separa o líquido do gás.

As primeiras baterias tinham tampões roscados que permitiam que fossem enchidas com água destilada. As baterias modernas são totalmente isentas de manutenção. A água não precisa e não deve ser completada. Embora as baterias AGM ainda possuam “plugues unidirecionais”, estes não devem ser abertos em nenhuma circunstância.

Função da bateria do carro: energia química se transforma em energia elétrica

A bateria de um carro armazena energia na forma química e a converte em energia elétrica. Neste processo eletroquímico, quatro materiais reagem entre si:

  • Hidrogênio (H)
  • Oxigênio (O 2 )
  • Chumbo (Pb)
  • Enxofre (S)

A conexão de um consumidor externo inicia a reação química na bateria:

  • O eletrólito, uma mistura de ácido sulfúrico (H 2 SO 4 ) e água destilada, se decompõe em íons de hidrogênio carregados positivamente (H + ) e íons sulfato carregados negativamente (SO 2- ).
  • Ao mesmo tempo, os elétrons (2e  ) viajam do eletrodo negativo para o positivo através do consumidor externo.
  • Para compensar esse fluxo de elétrons, os íons sulfato viajam do eletrólito para o eletrodo negativo, onde reagem com o chumbo (Pb) para produzir sulfato de chumbo (PbSO 4 ).
  • O sulfato de chumbo também é produzido no eletrodo positivo: A ligação do oxigênio (O 2 ) no óxido de chumbo (PbO 2 ) é quebrada pela transferência de elétrons e o oxigênio passa para o eletrólito. O chumbo restante (Pb) liga-se ao sulfato (SO 4 ) do eletrólito.
  • Lá, o oxigênio se liga ao hidrogênio para formar água (H 2 O). À medida que o ácido sulfúrico é consumido pela formação de sulfato de chumbo, a concentração da solução eletrolítica diminui. Quando a concentração do ácido sulfúrico cai abaixo de um determinado nível, a bateria deve ser recarregada.
  • Durante o carregamento, os processos químicos ocorrem na sequência inversa. Ao final, encontram-se os elementos originais: O eletrodo positivo consiste em sulfato de chumbo (PbSO 4 ), o eletrodo negativo consiste em chumbo puro (Pb) e o eletrólito consiste em ácido sulfúrico diluído (H 2 SO 4 ). Como este processo de conversão está associado a perdas, uma bateria só pode suportar um número limitado de ciclos de carregamento. A sua vida útil é portanto limitada. 

Forte baterias – Baterias de chumbo-ácido

FAQ

Qual o tempo de vida de uma bateria de carro?

A vida útil de uma bateria de carro geralmente varia entre 3 a 5 anos. Fatores como o clima, hábitos de condução e a manutenção do veículo podem influenciar esse tempo.

Qual é a melhor marca de bateria de carro?

A “melhor” marca de bateria de carro depende de vários fatores, como preço, desempenho, garantia, e preferências pessoais. Marcas bem avaliadas incluem Moura, Heliar, e Bosch.

Qual a diferença entre Moura e Heliar?

As diferenças entre Moura e Heliar geralmente se concentram em tecnologias específicas, garantias, e disponibilidade em diferentes regiões. Ambas são marcas respeitadas com produtos de qualidade, mas podem ter ofertas ligeiramente diferentes em termos de especificações e preços.

Qual o valor da bateria Heliar ou Moura?

Os preços de baterias Heliar ou Moura podem variar amplamente dependendo do modelo específico de bateria, capacidade, e localização. É comum encontrar variações de preço devido a promoções ou diferenças entre lojas.

Qual o preço de uma bateria de carro boa?

O preço de uma bateria de carro de boa qualidade pode variar significativamente dependendo da marca, capacidade, e tecnologia. É possível encontrar baterias de qualidade a partir de valores em torno de R$ 200 a R$ 600, variando conforme o tipo e a aplicação.

Qual a melhor bateria Moura ou Bosch?

Tanto Moura quanto Bosch são marcas reconhecidas por sua qualidade. A escolha entre elas pode depender de fatores como preço, garantia oferecida, e experiências pessoais. Ambas oferecem produtos confiáveis e de bom desempenho.

Como saber se a bateria está ruim?

Sinais de uma bateria ruim incluem dificuldade de partida do veículo, luzes do painel ou faróis fracos, e necessidade frequente de recargas. Um teste de voltagem pode confirmar a condição da bateria.

Quando é a hora de trocar a bateria do carro?

É hora de trocar a bateria quando você observa sinais de falha, como partida lenta, luzes fracas, ou se a bateria já ultrapassou sua vida útil média de 3 a 5 anos.

O que fazer antes de trocar a bateria do carro?

Antes de trocar a bateria, é recomendável verificar se há outros problemas elétricos no carro que possam estar afetando o desempenho da bateria. Além disso, assegure-se de escolher a bateria certa para o seu veículo.

Como saber se a bateria do carro está no fim?

Sinais de que a bateria do carro está no fim incluem dificuldade de partida, luzes internas e faróis fracos quando o carro está ligado, e a idade da bateria (se tiver mais de 3 a 5 anos).

Forte baterias – Baterias de chumbo-ácido

Como saber se a bateria precisa ser trocada?

Você pode saber que a bateria precisa ser trocada observando sinais como partida do motor mais lenta que o normal, luzes do painel de instrumentos e faróis que parecem mais fracos que o usual, e a verificação da idade da bateria. Um teste profissional também pode determinar a saúde da bateria.

Conclusão

Em conclusão, a manutenção adequada e a compreensão dos sinais de desgaste são essenciais para garantir a longevidade e o desempenho adequado da bateria do seu carro. A escolha da melhor marca de bateria depende de fatores individuais como preço, garantia, e preferências pessoais, com Moura, Heliar, e Bosch sendo opções confiáveis no mercado. É importante estar atento aos sinais de uma bateria ruim, como dificuldades de partida e iluminação fraca, e considerar a substituição após 3 a 5 anos de uso ou conforme indicado por um teste de bateria. Antes de trocar a bateria, é recomendado verificar outros possíveis problemas elétricos no veículo e escolher a bateria certa para suas necessidades, garantindo assim o funcionamento ótimo do seu carro.

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