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Os dois tipos de baterias automotivas – baterias inundadas e AGM – usam tecnologia de chumbo-ácido. Uma típica bateria de carro de chumbo-ácido contém placas de chumbo alternadas com placas feitas de outros materiais, todas imersas em uma solução eletrolítica de cerca de um terço de ácido sulfúrico e dois terços de água.

Ligar a ignição faz com que o ácido na solução eletrolítica líquida reaja com o material ativo nas placas (material ativo refere-se a qualquer substância na bateria que reage com a solução para descarregar ou recarregar a bateria). Isso gera uma corrente elétrica maior. A corrente viaja através do sistema de partida em uma cadeia de reações que faz com que o motor dê partida.

Fonte de reprodução: Getty Imagens

O que são amplificadores de partida a frio

Amplificadores de partida a frio (CCA) referem-se à quantidade de energia que uma bateria pode fornecer por 30 segundos, mesmo em baixas temperaturas. Motores maiores requerem mais potência para dar partida, assim como dar partida no carro pela primeira vez em um dia frio.

Uma classificação CCA alta é importante para baterias automotivas padrão em áreas com temperaturas abaixo de zero, uma vez que baterias de células úmidas profundamente descarregadas podem congelar em tais condições climáticas.

Como a bateria do carro recarrega

alternador é responsável por recarregar a bateria do seu carro enquanto você dirige. Esta parte também fornece energia para os componentes eletrônicos do seu carro quando você está em movimento. É acionado pela correia do alternador do motor. À medida que a correia gira, ela gera corrente elétrica para acionar os componentes eletrônicos do veículo. Ele também envia alguma corrente de volta para a bateria para recarregá-la.

Um regulador de tensão controla esse fluxo de eletricidade para mantê-lo uniforme e fornecer a quantidade certa de carga para atender a necessidades como ligar o AC ou o aquecedor. Também protege a bateria contra sobrecarga, que pode danificá-la.

Por que minha bateria morre

Ao longo da vida útil de uma bateria, as reações de descarga-recarga acontecem milhares de vezes. Cada ciclo desgasta um pouco as placas e, com o tempo, o chumbo se deteriora. À medida que a bateria do seu carro perde capacidade, a corrente de partida a frio diminui.

A descarga profunda , que acontece quando você usa a bateria para ligar o aparelho de som, as luzes ou outros sistemas elétricos do carro com o motor desligado, é responsável por boa parte das falhas da bateria. Descarregar a maior parte da capacidade da bateria usando-a dessa maneira por muito tempo e depois recarregá-la durante a condução pode fazer com que o enxofre da solução eletrolítica grude no chumbo e crie outros danos às placas da bateria.

Forte baterias – Baterias de chumbo-ácido

Quais são os diferentes tipos de bateria automotiva

As duas baterias automotivas mais comuns à venda hoje são baterias padrão de célula úmida e baterias de tapete de vidro absorvido (AGM) . Ambos usam tecnologia de chumbo-ácido. As diferenças estão nas necessidades do carro.

Baterias de células úmidas padrão

Também são chamadas de baterias inundadas, convencionais ou SLI (partida, luzes, ignição). Algumas baterias padrão possuem aberturas de ventilação que permitem a ventilação de gases corrosivos, vapor e condensação (podem ser chamadas de baterias ventiladas). Eles têm tampas removíveis para adicionar fluido. Outras baterias de célula úmida são sistemas fechados, sem tampas removíveis.

  • Necessidades de serviço: Manutenção simples ocasional, incluindo limpeza de corrosão nos terminais e enchimento do fluido com água destilada se a bateria tiver tampas removíveis. A bateria deve ser verificada visualmente todos os anos. A carga da bateria deve ser verificada antes das viagens e depois do verão, antes que as temperaturas caiam.
Baterias de tapete de vidro absorvido (AGM)

Trata-se de um tipo de bateria VRLA, que significa chumbo-ácido regulado por válvula. Às vezes são chamadas de baterias de válvula regulada, de célula seca, não derramadas ou seladas. Eles são chamados de selados porque não possuem tampas removíveis, não liberam gases e não podem vazar ácido. Eles possuem válvulas de alívio ativadas por pressão que abrem somente se a bateria superaquecer durante a recarga.

Alguns carros mais novos, como aqueles com tecnologia start-stop, requerem baterias AGM. Essas baterias continuarão a fornecer energia ao computador e à eletrônica do carro, mesmo quando o motor não estiver funcionando.

As baterias AGM mantêm a carga por mais tempo do que as baterias de célula úmida padrão. Eles podem tolerar períodos de desuso e ciclos repetidos de descarga e recarga profundas melhor do que baterias inundadas. Eles têm um curto período de recarga, mas podem ser facilmente danificados por sobrecarga. Eles também funcionam bem em climas adversos com calor ou frio extremos.

  • Necessidades de serviço: A carga deve ser verificada antes das viagens rodoviárias e depois do verão, antes que as temperaturas caiam.

Baterias úmidas e baterias AGM não são intercambiáveis ​​– seu carro requer uma ou outra.

Forte baterias – Baterias de chumbo-ácido

FAQ

  1. Quais são os tipos de bateria de carro?
    Existem principalmente três tipos: baterias de chumbo-ácido inundadas (SLI), baterias de gel e baterias AGM (Absorbent Glass Mat).
  2. Qual é a melhor bateria automotiva?
    A “melhor” bateria depende do uso, do tipo de veículo e das condições de operação. Baterias AGM são recomendadas para veículos com maiores demandas elétricas.
  3. Como saber o tipo da bateria do carro?
    Verifique o manual do proprietário ou inspecione a bateria atual para indicações do tipo (SLI, AGM, Gel) e especificações.
  4. Tem bateria específica para cada carro?
    Sim, diferentes veículos têm requisitos específicos de tamanho, capacidade e potência de partida, embora possa haver compatibilidade entre vários modelos.
  5. Quantos amperes uma bateria boa tem que ter?
    A amperagem necessária varia conforme o veículo. Uma bateria de carro típica tem entre 40 e 100 amperes-hora (Ah), dependendo do tamanho e da necessidade do motor.
  6. Como saber qual a amperagem da bateria do meu carro?
    A amperagem está geralmente indicada na etiqueta da bateria. Se não, consulte o manual do proprietário ou informações do fabricante.
  7. O que acontece se colocar bateria com amperagem maior?
    Uma bateria com amperagem maior do que a especificada pode oferecer mais energia de reserva, mas não aumentará necessariamente a potência de partida e deve ser compatível em termos de tamanho e voltagem.
  8. Quantos volts a bateria precisa para dar partida no carro?
    Para dar partida, a bateria de um carro deve ter pelo menos 12 volts, mas valores entre 12,6 a 12,8 volts indicam uma bateria totalmente carregada.
  9. Qual a voltagem da bateria para dar partida no carro?
    A voltagem necessária para dar partida é de 12 volts, embora a bateria, em condição ideal, mostre uma voltagem ligeiramente superior quando totalmente carregada.

Conclusão

Baterias de carro vêm em vários tipos, incluindo chumbo-ácido inundadas, gel e AGM, cada uma com suas vantagens específicas dependendo do uso e das necessidades do veículo. A escolha da “melhor” bateria automotiva depende das demandas elétricas do carro, condições operacionais e preferências pessoais, sendo que as baterias AGM são frequentemente recomendadas para veículos com altas demandas elétricas. É importante selecionar uma bateria compatível com as especificações do veículo, considerando tamanho, capacidade e potência de partida. A amperagem adequada para um carro varia, com a maioria das baterias oferecendo entre 40 a 100 Ah. Ao substituir ou escolher uma nova bateria, garantir a compatibilidade com as necessidades do veículo em termos de voltagem e capacidade é crucial para o desempenho adequado. Usar uma bateria com amperagem maior pode oferecer mais energia de reserva, mas não necessariamente melhora a potência de partida, desde que seja compatível. Uma bateria de carro saudável deve manter cerca de 12,6 a 12,8 volts para garantir uma partida confiável.

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