Como funciona a bateria do carro?

De repente a surpresa , Você quer sair de casa pela manhã, ou voltar do trabalho no fim do expediente, e o carro não pega. Já passou por essa situação? Isso não é raro, e, apesar de parecer um defeito mais sério, em muitos casos o problema está apenas na bateria do carro.

Isso pode  ser evitado se você verificar a bateria regularmente e tomar os cuidados necessários para que esse componente seja conservado e tenha sua vida útil estendida. Quer saber como fazer isso? A forte baterias te explica.

Como a bateria funciona?

Esse componente tem a função de armazenar , acumular  energia, sendo recarregado pelo alternador do carro. O armazenamento da energia se dá de forma química: internamente, a bateria possui placas de chumbo e óxido de chumbo, que são banhadas por ácido sulfúrico.

A energia química armazenada se transforma em energia elétrica quando necessário. Assim, ela serve para dar partida no veículo e para alimentar o sistema elétrico do carro. Ela é responsável pela iluminação e por manter os sistemas eletrônicos e elétricos em stand by quando o carro está desligado.

Quais cuidados devem ser tomados?

Baterias de carro são recarregável, chega uma época em que a bateria do carro descarrega de vez e não aceita mais carga. Isso significa que ela chegou ao fim de sua vida útil. Para que esse tempo seja prolongado, é importante manter alguns hábitos para a conservação do componente.

Fique sabendo que a bateria é bastante exigida na hora de dar a partida no carro, pois o motor de arranque solicita muito desse componente. Por isso, o primeiro cuidado que você deve ter é desligar as luzes, o ar-condicionado, o som e qualquer outro equipamento elétrico na hora de ligar o carro. Sobrecarregar a bateria na hora da partida diminui sua vida útil.

Além disso, quando o motor estiver desligado, evite usar o som ou outros equipamentos que consumam energia. Ao sair do veículo, lembre-se de remover a tampa frontal do aparelho de som (se não for original de fábrica), para não consumir a bateria no standby.

É necessária manutenção na bateria?

Alguns modelos bateria do carro precisa também de manutenção. outro não. Primeiro, verifique os terminais à procura de zinabre, também conhecido como azinhavre, que é um pó verde-azulado que, com o tempo, se forma nos polos da bateria e precisa ser retirado, pois, pode gerar mau contato e dificuldades na partida do carro.

Além disso, leve o veículo regularmente à concessionária, para que o mecânico especializado verifique a tensão da bateria e possa atestar seu bom funcionamento. Com o carro desligado, a tensão mínima deve ser de 12 Volts. Caso a tensão esteja abaixo de 12 Volts, a bateria não está em boas condições de uso.

Qual a hora certa de trocar a bateria?

As baterias possuem vida útil de 2 a 3 anos. Dependendo da qualidade da marca, a duração pode chegar até a 4 anos. Tudo depende também de como você cuida desse componente. É indispensável realizar a troca antes do fim da vida útil, para evitar que o seu carro deixe você na mão.

Outra situação em que se deve trocar esse componente é quando você percebe dificuldades na partida do veículo. Também é sinal de que está na hora de substituir ao se observar que a bateria está esquentando mais que o normal.

Como visto, a bateria do carro é um componente que exige cuidados, para garantir o bom funcionamento do sistema elétrico. Por isso, é importante visitar um mecânico elétrico a cada seis meses ou anualmente, para que ele verifique o estado da bateria e identifique problemas. Assim, você evita ser pego desprevenido.

 

A bateria automotiva

A bateria acumula eletricidade para uso futuro. Ela desenvolve tensão a partir da reação química gerada quando dois materiais desiguais tais como as placas positiva e negativa são imergidas no eletrólito, ou seja, na solução de ácido sulfúrico e água. Numa bateria de chumbo-ácido típica, a tensão é de aproximadamente 2 volts por elemento para um total de 12 volts. A eletricidade flui da bateria logo que haja um circuito entre os polos positivo e negativo. Isto acontece quando qualquer acessório que necessita de eletricidade como o rádio por exemplo estiver conectado à bateria.

A maior parte das pessoas desconhecem que uma bateria de chumbo-ácido se encontra num processo constante de carga e descarga. Quando a bateria estiver conectada a um acessório que necessita de eletricidade tal como o motor de arranque do veículo, a corrente flui da bateria. Ela começa então a ser descarregada.

No processo contrário, a bateria é carregada quando a corrente flui para ela restaurando assim a diferença química entre as placas. Isto acontece quando se circula sem acessórios e o alternador conduz corrente para a bateria.

Como a bateria se descarrega, as placas de chumbo tornam-se quimicamente mais iguais, o ácido fica mais fraco e a tensão baixa. Eventualmente, a bateria descarrega-se de tal modo que deixa de poder fornecer eletricidade de tensão útil.

Uma bateria descarregada pode ser recarregada conduzindo-se-lhe corrente elétrica. O seu carregamento completo restaura a diferença química entre as placas e deixa-a pronta para fornecer a potência plena.

Este processo ímpar de carga e descarga da bateria de chumbo-ácido significa que a energia pode ser descarregada e restaurada permanentemente. É isto que denominamos capacidade cíclica da bateria.

Diversos motoristas já passaram pela situação em que tentam ligar o veículo, mas ele não funciona. Seja estacionado na rua ou até mesmo na garagem, esse imprevisto não é raro de acontecer. Aliás, muitas pessoas já imaginam que a causa disso deve ser um problema na bateria automotiva, mas não têm conhecimento de como ela funciona.

Todos sabemos que a mecânica do carro pode apresentar problemas em diversas partes diferentes. Isso é algo natural e que ocorre com todos os automóveis. No entanto, é possível diminuir as chances e evitar que esse tipo de problema aconteça.

Dessa forma, uma das principais opções para o proprietário do veículo é aprender sobre o funcionamento de das partes mais importantes que compõem o automóvel. A bateria automotiva, inclusive, está entre elas. Por isso, continue lendo para saber tudo sobre essa peça essencial do carro.

Bateria automotiva função?

bateria automotiva - Como funciona e qual sua função?

Em primeiro lugar, é importante explicarmos de forma breve qual é a função da bateria automotiva na mecânica.

Ela tem a função de armazenar energia recebida diretamente do alternador do veículo. Esse armazenamento ocorre de maneira química, pois dentro da bateria existem placas de chumbo e óxido de chumbo que são banhadas por ácido sulfúrico.

Dessa forma, os componentes internos da peça são responsáveis pela criação da energia química. Assim, quando é necessário dar a partida no carro por exemplo, essa energia alimenta todo o sistema elétrico do carro.

Entre essas precauções necessárias, a principal é logo no momento em que a bateria é mais forçada, quando o motorista tenta dar a partida. Afinal, ela será a única fonte de energia do motor de arranque. Portanto, é recomendado desligar ar condicionado, luzes dos faróis, e qualquer outro componente elétrico antes de usar a ignição eletrônica.

Outra dica válida é nunca utilizar equipamentos elétricos do automóvel quando o motor estiver desligado. Assim, seguindo essas dicas, o proprietário vai preservar a bateria automotiva e aumentar o tempo de vida útil desta peça, pois ela não estará sendo sobrecarregada em nenhum momento.

bateria automotivva

Algo que poucos motoristas imaginam é a necessidade dessa peça passar por uma manutenção em determinados períodos. Afinal, é um componente da mecânica como qualquer outro.

Com isso, é recomendado que você leve o carro até forte baterias para analisar as condições da peça. O principal ponto de atenção nisso é com o zinabre, um pó verde-azulado que se acumula nos polos da bateria e pode causar mau contato. Além disso, verificar a voltagem da bateria automotiva enquanto o carro estiver desligado também é importante, pois a tensão mínima deve ser de 12 volts.

 

Se você já precisou fazer alguma ligação direta, pode ser que o tempo de vida útil da bateria diminua.

 

FORTE BATERIAS

3333-3008