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Você está se perguntando quando substituir os pneus do seu carro? Ou encontrar uma maneira de saber o tempo de substituição antes que cause algum acidente grave a você ou aos passageiros? Este blog pode te ajudar. Um especialista em baterias Swift selecionou uma lista de pontos sobre quando saber se você precisa substituir os pneus do carro. Sabemos que a substituição dos pneus do carro é crucial para o desempenho, segurança e eficiência do veículo.

Como você pode saber se precisa de pneus novos

Verifique o desgaste dos pneus com um teste de centavo: Com um teste de centavo simples e fácil, você pode determinar se precisa de pneus novos ou não. Use uma moeda de $1 e coloque-a na ranhura do pneu com o lado que diz “CINGAPURA” tocando a banda de rodagem. Se você conseguir distinguir, a banda de rodagem está desgastada (abaixo de 1,6 mm) e os pneus precisam ser substituídos imediatamente.

Utilize um indicador de profundidade do pneu para uma medição precisa: Coloque a sonda do indicador no meio de uma ranhura do pneu, na borda da banda de rodagem. Anote a profundidade do piso após retirar o medidor do cano, tomando cuidado para não tocar na sonda.

Verifique as recomendações de pneus do seu estado ou região: Para aumentar a tração e evitar escorregões em estradas molhadas, o objetivo vital da banda de rodagem do pneu é redirecionar a água por baixo do pneu. Em Singapura, a medição da profundidade do piso do pneu é feita em milímetros (mm). As profundidades da banda de rodagem dos pneus novos variam de 7 a 9 milímetros, e alguns pneus de caminhões e SUVs podem ter profundidades de banda de rodagem mais profundas do que outros modelos. A substituição dos pneus é obrigatória por lei pela Autoridade de Transporte Terrestre (LTA) quando atingirem 1,6 mm ou menos.

Close de um pneu danificado

Quaisquer protuberâncias ou bolhas anormais na parede lateral: Uma protuberância significa que a estrutura rígida interna do pneu foi danificada e fraturada, permitindo que a pressão do ar entre nas camadas externas flexíveis do pneu.

Independentemente disso, quaisquer pneus com protuberâncias nas paredes laterais devem ser substituídos imediatamente. Esses danos são causados ​​por condução brusca, como um grande buraco, condução sobre o meio-fio ou condução com baixa pressão dos pneus. Nunca dirija seu carro se houver danos na parede lateral, pois há uma chance maior de falha repentina.

Sentindo vibração nas rodas: Você pode sentir uma sensação no volante enquanto dirige se os pneus estiverem desgastados de maneira irregular. Você provavelmente precisará equilibrar os pneus se a oscilação começar de 40 a 50 mph ou piorar à medida que você anda mais rápido. Caso contrário, o pneu provavelmente está estragado e precisa ser completamente substituído.

Verifique se há podridão seca: suponha que a borracha dos pneus do seu carro esteja se deteriorando porque há rachaduras por toda parte. Pneus com podridão seca podem desmoronar e se soltar da cinta de aço, causando danos à parte externa do carro. É melhor desengordurar os pneus para evitar o apodrecimento seco, especialmente se os pneus estiverem expostos aos raios UV.

Desgaste irregular dos pneus: Isso pode significar que as rodas estão desalinhadas, os pneus precisam ser girados, a pressão de enchimento está incorreta ou todas as opções acima. Seja qual for o motivo, o desgaste irregular da banda de rodagem é um sinal de que você precisa levar o carro para manutenção.

Ruídos estranhos do carro: Quando os pneus do carro começam a rachar ou furar, às vezes há um rangido ou gemido devido às mudanças na compressão do ar. Se você ouvir algum desses ruídos vindo do carro, vale a pena puxar o carro e verificar os pneus. Se os pneus estiverem bons, pode haver outro problema com o veículo.

Qualquer pneu de carro duraria cerca de dois a três anos, ou 30.000 a 40.000 quilômetros, a partir do momento em que entra em contato com a estrada. Você pode verificar o número de 4 dígitos na parede do pneu que especifica a idade do pneu. Eventualmente, o composto de borracha dos pneus do carro sairá, o que os deixará propensos a rachaduras ou estouros. O desgaste não pode garantir uma vida útil longa, mas se o seu garantir, você pode querer pensar em substituí-los para ter a melhor aderência possível.

FAQ

Por que trocar os pneus do carro?

Os pneus do carro devem ser trocados periodicamente devido ao desgaste natural ao longo do tempo e ao uso. Pneus desgastados podem comprometer a segurança do veículo, aumentar a distância de frenagem, diminuir a aderência e aumentar o risco de aquaplanagem.

Quais as 3 funções dos pneus?

As três funções principais dos pneus são:

  1. Fornecer aderência ao solo para permitir a aceleração, a frenagem e a direção do veículo.
  2. Absorver impactos e proporcionar conforto ao dirigir.
  3. Suportar o peso do veículo e fornecer estabilidade.

Quando se deve trocar os pneus do carro?

Os pneus do carro devem ser trocados quando atingirem o limite de desgaste, indicado pela profundidade dos sulcos (indicador TWI) ou quando apresentarem sinais de danos, como cortes, bolhas ou desgaste irregular.

Qual era a principal intenção do homem ao trocar o pneu do carro?

A principal intenção do homem ao trocar o pneu do carro é garantir a segurança e o desempenho do veículo. Pneus desgastados ou danificados podem comprometer a dirigibilidade e aumentar o risco de acidentes.

Qual a importância de manter os pneus calibrados?

Manter os pneus calibrados é importante para garantir uma condução segura e eficiente. Pneus com pressão inadequada podem afetar negativamente a aderência, o consumo de combustível, a estabilidade do veículo e a vida útil dos pneus.

Qual o sentido do pneu?

O sentido do pneu refere-se à direção em que o pneu deve girar quando montado no veículo para garantir um desempenho ideal, incluindo a drenagem adequada de água em condições de chuva.

O que significa a letra P no pneu?

A letra “P” no pneu indica que o pneu é do tipo “Passeio” (Passenger), projetado para veículos de passeio e comuns.

O que significa R no pneu?

A letra “R” no pneu indica que o pneu é do tipo “Radial”, que é o tipo mais comum de construção de pneus atualmente, onde as lonas internas são dispostas radialmente em relação ao eixo do pneu.

Como funciona o pneu do carro?

O pneu do carro funciona através da interação entre a borracha e a estrutura interna do pneu, que fornecem aderência ao solo, absorção de choques e suporte de carga. O desenho da banda de rodagem e a pressão do ar dentro do pneu também desempenham papéis importantes na função do pneu.

Conclusão

Lembre-se de que pneus de carro com pressão insuficiente ou excessiva podem aumentar o desgaste e afetar o manuseio geral do carro. É melhor encontrar a pressão certa para os pneus do seu carro no manual do proprietário para uma vida útil melhor. Dirigir seu veículo com a banda de rodagem abaixo do limite legal pode colocar sua vida em risco e também multa fixa. 

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