O investimento que você tem em seu veículo é protegido por um cronograma de rotina de trocas de óleo. Tomar essa medida proativa ampliará significativamente a vida útil do seu carro ou caminhão e poderá ajudar a mantê-lo seguro na estrada. Proteja a vida útil do seu veículo investindo em um serviço de troca de óleo de qualidade , em vez de uma troca de óleo barata . Melhor ainda, você pode obter mais por menos perguntas sobre sua sobre nossas ofertas especiais de troca de óleo .
Com a tecnologia avançada usada atualmente para construir motores, os cronogramas de serviço de troca de óleo mudaram. Abaixo informações críticas que você deve saber sobre a frequência de troca de óleo, tipos de óleo e o impacto que seus hábitos de direção podem ter sobre a frequência com que você precisa trocar o óleo do seu carro ou caminhão.
Fonte de reprodução: Youtube Flavio Garage
Recomendações universais ainda se aplicam à frequência de troca de óleo
Embora a regra de “3 meses ou três mil milhas” para a frequência de troca de óleo seja um bom lugar para começar, você pode querer primeiro verificar se o fabricante do seu veículo diz sobre o assunto. Hoje em dia, os motores modernos e os óleos modernos são mais sofisticados, o que pode mudar a frequência com que seu carro pode precisar de uma troca de óleo.
Isso também pode afetar a frequência das trocas de óleo. Os transportadores sintéticos de hoje duram muito mais do que costumavam, então motores mais novos podem operar por mais tempo e com segurança com uma troca de óleo totalmente sintético. Mas por quanto tempo e para quais motores?

Guia de serviço de troca de óleo: tudo o que você deve saber sobre o óleo do seu carro
Condução severa vs. normal
O guia de manutenção programada do manual do proprietário pode fazer referência a essa distinção. Um fabricante define “severo” como:
- Dirigir em estradas de terra ou empoeiradas
- Condução com reboque, utilização de suporte de teto de carro ou carga de veículo pesado
- Viagens curtas e repetidas em temperaturas abaixo de zero
- Condução prolongada em marcha lenta e/ou em baixa velocidade por uma longa distância
- Dirigir em trânsito com parada e avanço em clima quente
- Percorrer distâncias longas a velocidades inferiores a 50 mph
Dirigir em condições como essas pode exigir trocas de óleo duas vezes mais frequentes do que a recomendação do fabricante para direção “normal”. Mas, se você dirige em uma cidade grande e tem uma vida familiar ativa, sua direção pode cair na categoria “severa” diariamente. Ou talvez você viva em uma estrada de terra rural. E então?
A questão é que os motoristas devem saber que seu carro precisa com base nas recomendações da empresa que o construiu. A sugestão mais curta para o tempo entre as trocas de óleo é de 3K milhas. Alguns sugerem períodos mais longos entre os serviços de troca de óleo. Todas essas informações críticas e muito mais podem ser encontradas no manual.
Os especialistas em troca de óleo da sua oficina mecânica são seus especialistas locais. -se de discutir os seguintes fatores, verifique com seu mecânico também.

Guia de serviço de troca de óleo: tudo o que você deve saber sobre o óleo do seu carro
A idade do seu veículo
Assim como qualquer máquina, modelos mais antigos precisam de mais atenção. Se seu carro ou caminhão for um modelo mais antigo ou tiver alta quilometragem, pode ser necessário trocar o óleo com mais frequência. Os veículos mais antigos usam óleo com menos eficiência do que os mais novos, então há uma chance de que o óleo usado possa ser contaminado mais rapidamente. Conforme os motores envelhecem, eles podem acumular mais acúmulo, limalhas de metal e detritos em geral. Se o veículo não tiver sido bem conservado, pode ser ainda pior. É quando seu mecânico pode recomendar uma “lavagem do motor”, o que pode ajudar até certo ponto.

Guia de serviço de troca de óleo: tudo o que você deve saber sobre o óleo do seu carro
Condições de condução
O clima extremo, seja quente ou frio, pode afetar o motor do seu veículo. O óleo do seu carro fica mais espesso em clima frio e as recomendações do fabricante para o seu veículo podem recomendar um grau mais fino de óleo no inverno. O uso de óleo sintético pode adicionar proteção adicional. Peça mais assistência à equipe de serviço de seu escritório local.

Guia de serviço de troca de óleo: tudo o que você deve saber sobre o óleo do seu carro
Verificando seu próprio óleo
É uma boa prática verificar o nível de óleo do seu carro uma vez por mês. Os carros mais novos têm um sistema de monitoramento eletrônico, enquanto os carros mais antigos têm uma vareta no reservatório de óleo sob o capô. Todos os carros estão desligados para que o óleo seja completado entre as trocas de óleo.
Aqui estão algumas dicas para verificar o óleo com uma vareta:
- Estacione o carro em uma superfície plana.
- Espere o carro esfriar antes de verificar o óleo.
- Desligue o carro, abra o capô e localize a vareta medidora de nível.
- Puxe a vareta para fora e limpe o óleo.
- Recoloque a vareta, empurrando-a totalmente para dentro.
- Puxe-o de volta para fora.
- Olhe para ambos os lados da vareta para ver onde o nível do óleo aparece na extremidade.
- O nível será bom se o nível do óleo estiver entre as duas marcas ou dentro da área hachurada.
- Se o óleo estiver abaixo da marca mínima, talvez seja necessário adicionar mais óleo.
Além disso, fique atento a partículas de metal sem óleo. Deve ser marrom ou preto. Se for mais claro, o líquido de exaustão pode estar vazando sem óleo. Qualquer uma dessas características significa possíveis problemas à frente, então certifique-se de marcar uma consulta na sua oficina mecânica o mais rápido possível.

Guia de serviço de troca de óleo: tudo o que você deve saber sobre o óleo do seu carro
Há consequências graves para óleo velho ou contaminado no motor do seu carro.
A lama é tão ruim para o motor do seu veículo quanto parece. Em vez de o óleo fluir suavemente pelo motor e lubrificar cada componente específico, uma camada espessa obstrui as passagens de óleo. O resultado é desgaste do motor e, em seguida, falha muito antes do motor normalmente precisar ser substituído.
Trocar óleo regularmente é muito menos dispendioso do que comprar um motor novo ou um carro ou caminhão novo. Além disso, há outras consequências para não manter as trocas de óleo no dia em seus veículos.
Motoristas que fazem viagens curtas, regulares ou com pouca frequência, enfrentam outro problema com os efeitos desse tipo de direção. O motor não tem tempo para aquecer o suficiente para queimar vapor de água, sofrer oxidação e formação de ácidos. Esses componentes literalmente desgastam seu motor porque o óleo não consegue fazer seu trabalho. Para proteger os motores até certo ponto, quase todos os produtos comerciais de óleo de motor contêm até cinco por cento de aditivos. Os aditivos de óleo melhoram o desempenho do estoque base de um óleo, mas não podem evitar completamente os danos ao motor causados por lodo.

Guia de serviço de troca de óleo: tudo o que você deve saber sobre o óleo do seu carro
Óleo convencional vs óleo sintético
As diferenças entre óleo convencional e sintético basicamente em um nível molecular, mas a resposta não é muito complicada. Você quer usar o tipo de óleo que melhor protege o motor do seu carro todos os dias. Aqui estão algumas coisas a considerar.

Guia de serviço de troca de óleo: tudo o que você deve saber sobre o óleo do seu carro
Óleo convencional
- Menos caro
- Precisa ser trocado com mais frequência
- Feito de petróleo bruto
- Contém impurezas
- Lubrifica revestindo peças componentes do motor que funcionam em altas velocidades
- Deixa depósitos de carbono no motor formando “lama do motor”
- Suscetível a extremos de calor

Guia de serviço de troca de óleo: tudo o que você deve saber sobre o óleo do seu carro
Óleo de motor sintético
- Menos trocas de óleo
- Mais caro
- Mistura de aditivos que permite uma especificidade mais lenta do óleo
- oferece melhor lubrificação
- Adapte-se a extremos de calor ou frio
- Mais uniforme, mantém o motor mais limpo e dura mais
- Melhorar a eficiência de combustível e o desempenho do motor
Veja os prós e contras de usar cada tipo de óleo em seu carro ou caminhão. Se precisar de assistência, você também pode pedir conselhos à equipe de serviço profissional local. Dessa forma, você pode escolher o que é melhor para seu orçamento e para seu veículo.
Muitas falhas no motor são causadas pela negligência do proprietário. Não há ações mais importantes para manter o cronograma de troca de óleo recomendado, usar o óleo correto e, então, ajustar conforme o motor envelhece no seu veículo.
Deixe que os profissionais ajudem você. Temos a experiência, o conhecimento e a tecnologia moderna para monitorar a qualidade do óleo que passa pelo motor do seu carro e podemos ajudá-lo a tomar as melhores decisões para seu orçamento e seu veículo.