Mais um velho versus novo, mas desta vez estamos cobrindo dois dos sistemas de direção mais proeminentes disponíveis no mercado hoje. Os carros percorreram um longo caminho desde os dias do que muitos filipinos chamam de: “Pawis Steering”, ou em inglês, direção de suor. A direção hidráulica costumava ser um luxo entre carros abaixo de um certo ponto de preço, mas a maioria dos carros modernos não seriam pegos mortos sem um sistema mais, na maior parte.
No entanto, a direção hidráulica padrão também recebeu uma atualização na forma de direção eletrônica, mas a mesma atualização não é considerada perfeita, e nem parece a mesma em comparação ao que substitui. Então, vamos analisar os prós e contras de ambos.
Fonte de reprodução: Youtube AutoPapo
Como funciona a direção hidráulica
A direção mecânica tradicional usa engrenagens e outras alavancas para conectar o motorista às rodas dianteiras de um carro. Como você pode imaginar, quanto maior o seu carro fica, mais difícil é dirigi-lo, especialmente quando ele está parado. Para neutralizar a dificuldade, os fabricantes desenvolveram um sistema de direção hidráulica que flui fluido hidráulico através de uma bomba e auxilia o motorista a girar as rodas. A bomba pressuriza o fluido da direção hidráulica e faz isso com sua potência do motor por meio da correia de acessórios. Toda vez que o volante é girado, a bomba pega o fluido hidráulico dos reservatórios e o circula pelo sistema, dando ao motorista melhor alavancagem ao girar o volante. Você ainda pode encontrar esses sistemas em carros como, já que a plataforma ainda apresenta uma série de motores EJ testados e comprovados. Por causa dessa decisão, o modelo manteve um sistema de direção mais tradicional. Em certos modelos, bem como no caso de alguns SUV se veículos comerciais, os sistemas de direção hidráulica tradicionais ainda estão em uso, provavelmente devido aos custos ou acessibilidade das peças.

Direção elétrica ou hidráulica: qual é melhor?
Como funciona a direção elétrica
A direção eletrônica é basicamente a mesma que a direção hidráulica, mas em vez de fluido, ela usa motores eletrônicos para auxiliar os motoristas a girar o volante. Em vez de acionar uma bomba, o sistema de direção consome eletricidade dos sistemas elétricos do carro. Dependendo da complexidade do sistema, a direção eletrônica varia até mesmo seu nível de assistência, como é o caso de carros mais voltados para a direção, como o Ford Mustang, no entanto, alguns fabricantes como a MG se encarregaram de instalar um sistema de direção eletrônica variável que pode fazer com que as entradas pareçam mais pesadas ou mais leves.

Direção elétrica ou hidráulica: qual é melhor?
Prós e contras da hidráulica
A direção hidráulica, embora antiga, ainda vem com sua cota justa de prós. Como o motorista está ligado às rodas dianteiras, não é de se admirar que muitos entusiastas tendem a preferir um sistema hidráulico ou comparar sistemas hidráulicos a sistemas eletrônicos com frequência. Há mais do que apenas a facilidade de direção quando se trata de dirigir. O volante comunicará que o carro está fazendo ao motorista, e os sistemas pouco hidráulicos garantirão uma conexão “rígida” com as rodas, enquanto algumas pessoas dizem que a direção eletrônica parece um desconectada, especialmente se você estiver lidando com um sistema desacoplado e não com um sistema assistido. De qualquer forma, a direção hidráulica oferece uma sensação “superior” e da velha escola, às custas de um pouco mais de peso e menos recursos.
Talvez a maior desvantagem de um sistema hidráulico seja o fato de ser um componente mecânico que depende de muitas peças, diferente de um sistema eletrônico que tem menos peças móveis. Existem vários pontos de falha em um sistema hidráulico, sem mencionar que você tem que trocar o fluido em certos pontos da vida útil do carro ou quando ele estraga. Você também tem que ficar atento a vazamentos no sistema, então também há juntas e anéis de colocação que você tem que procurar e eventualmente substituir caso estraguem. Dito isso, você ainda pode trocar peças aqui e ali, e alguns argumentariam que é melhor substituir algumas peças do sistema em vez de trocar o sistema inteiro por um novo.

Direção elétrica ou hidráulica: qual é melhor?
Prós e contras da eletricidade
Então, para aliviar o problema de várias peças móveis, a complexidade adicional e a necessidade de fluido hidráulico, entre outras coisas, vários fabricantes recorreram a sistemas eletrônicos para simplificar a direção hidráulica. No entanto, e como dito anteriormente, esse tipo de sistema não fornece uma maior quantidade de feedback das rodas dianteiras para o volante, levando alguns entusiastas a preferirem completamente os métodos antigos. Algumas marcas chegam perto ou até mesmo permitem níveis variados de sensação nos sistemas de direção de seus carros por meio do uso de interruptores e modos de direção. Os modos mais esportivos permitem que os usuários ajustem o peso e a sensação de seus sistemas, permitindo que imitem a sensação de direção mais pesada de um sistema hidráulico. No entanto, é difícil não negar que eletrificar um sistema de direção hidráulica gera potência muito consistente a cada volta do volante. Existem também alguns sistemas que tornam o volante uma piada para girar, como o Ford Everest e o Ranger. Apesar do tamanho de ambos os veículos Ford, o sistema de direção instalado pela Ford permite que as rodas girem sem esforço e estejam entre os mais níveis que conseguimos observar em nossas análises.
Sobre a confiabilidade, você verá que, no sentido geral, a direção hidráulica eletrônica será mais confiável do que um sistema hidráulico, dada a mesma qualidade de construção e design. Um sistema eletrônico depende de menos peças móveis e não contém uma grama de fluido de direção hidráulica. Isso significa que você pode seguir seu dia sem nunca se preocupar se perderá ou não a atenção da direção, pelo menos na maioria dos carros. A direção eletrônica também está ligada ao sistema elétrico do seu carro, o que significa que você não deve se preocupar se uma bomba quebrar. A única desvantagem disso é que, se ela quebrar, ou que seja altamente prejudicial, você pode ter que ir à entrega e substituir todo o sistema.
É um pouco óbvio ver por que muitos fabricantes se voltaram para a direção hidráulica eletrônica. A maioria das pessoas não é entusiasta e está mais preocupada com a conveniência da direção hidráulica primeiro do que com o feedback que ela permite enquanto você dirige. Em uma direção normal, você vai preferir o volante mais leve simplesmente porque exige menos esforço para você girar o volante caso seja preciso ir de batente a batente, como são necessários em um estacionamento.
Além disso, os sistemas de direção hidráulica eletrônica permitem diferentes modos de direção e até mesmo pesos variáveis no volante. Além disso, é difícil negar que há um aspecto de confiabilidade que os consumidores precisam pesar, o que significa muito quando se trata de fazer uma compra de veículo. É um fluido a menos para se preocupar, afinal.