As baterias de automóveis modernas são projetadas para dar partida em seu carro ou caminhão, operar todos os componentes eletrônicos e manter a memória do computador do veículo. Mas com o tempo, as baterias acabam ficando sem carga – às vezes muito antes do tempo. Aqui estão os verdadeiros motivos pelos quais a bateria do seu carro acaba ou continua morrendo e o que você pode fazer para aproveitá-la ao máximo.
Por que a bateria do seu carro continua morrendo
Embora as baterias dos automóveis morram lentamente com o tempo, o calor elevado, o frio brutal, o uso excessivo de acessórios do veículo (equipamento pós-venda) e outros problemas mecânicos podem encurtar a vida útil até mesmo da bateria mais resistente. Leia Como funciona sua bateria para entender por que as baterias morrem com o tempo. Os seis principais motivos pelos quais as baterias morrem incluem:
- Luzes deixadas acesas. Podem ser os faróis do seu carro, a luz do teto, a luz do porta-luvas ou a luz do porta-malas. Até as luzes do espelho de cortesia podem descarregar a bateria se forem deixadas acesas durante a noite.
- Sorteio parasita. A bateria do seu carro pode acabar com o tempo devido aos componentes estéreo (subwoofers), carregadores de telefone e qualquer coisa que você deixe conectado às tomadas do veículo que continuam a consumir energia da bateria depois que o carro é desligado. Outros consumos de energia incluem luzes LED internas e abaixo do veículo.
- Conexões soltas ou corroídas. Uma conexão solta pode danificar a bateria e/ou descarregá-la. Verifique frequentemente os cabos da bateria quanto a corrosão. Se encontrar algum, limpe-o para garantir uma conexão firme.
- Calor e frio excessivos. Parece que as baterias morrem com mais frequência no inverno. Você vai ligar o carro e a bateria simplesmente não consegue ligar o motor. Mas não é o frio que mata a maioria das baterias. Os meses quentes de verão podem deteriorar a bateria. Aí você percebe aquela falta de energia no inverno. Para ajudar a evitar danos à bateria causados pelo calor, estacione o veículo em uma garagem ou sob um abrigo nos dias quentes de verão.
- O alternador tem problemas. Depois que o carro é ligado, o alternador o ajuda a permanecer carregado. Mas se o alternador estiver com defeito ou a correia do alternador escorregar, ele pode não recarregar a bateria.
- Viagens rápidas ou deixar o carro estacionado por muito tempo. Muitas viagens rápidas (menos de 15 minutos de duração) podem degradar a bateria. Além disso, deixar um carro parado por muito tempo sem ser ligado (semanas ou meses) pode causar problemas.
- Idade. As baterias não duram para sempre. A frequência com que você dá partida no veículo, a distância que você dirige, a saúde do alternador, as condições de calor e frio em sua região e muito mais podem afetar a vida útil da bateria.
Como evitar que a bateria descarregue e o que causa isso
A vida útil da bateria do seu carro depende de onde você mora, quanto você dirige e muito mais. Se o seu carro precisa de uma bateria nova, a Les Schwab está aqui para ajudar com as baterias para tudo que você dirige . Aqui estão algumas dicas para ajudar a evitar que a bateria acabe.
- Desconecte acessórios extras: Conhecido como consumo parasita, a bateria do seu carro pode descarregar dos componentes estéreo e carregadores de telefone que continuam funcionando quando o carro é desligado. Além disso, fique atento às luzes do porta-luvas, luzes do porta-malas e luzes internas que permanecem acesas.
- Faça uma viagem de 15 minutos: Pelo menos uma vez por semana, leve seu carro para uma curta viagem. Desde que o seu alternador esteja funcionando corretamente, isso ajudará a manter o estado de carga da bateria.
- Não deixe os faróis acesos: Coloque o interruptor na posição “desligado”, mesmo que as luzes se apaguem automaticamente.
- Evite descargas profundas: Não deixe as luzes acesas ou o aparelho de som ligado enquanto o carro estiver desligado. Isso pode resultar em bateria descarregada.
- Aperte e limpe as conexões da bateria: Se os terminais da bateria estiverem soltos ou corroídos, eles podem drenar ou danificar a bateria. Também pode fazer com que seu carro pare. Se você encontrar corrosão, é fácil limpar com uma escova de cerdas duras (uma escova de dentes velha funciona muito bem) e uma mistura de uma parte de bicarbonato de sódio para três partes de água. Com um pouco de esforço, a corrosão desaparecerá. Apenas tome cuidado para não deixar cair a mistura de bicarbonato de sódio e água na bateria ou em outras peças do motor ou veículo.