Então, você escolheu a melhor bateria, instalou-a no seu carro e está pronto para pegar a estrada. Seu passeio está parecendo fresco, e aquele motor está implorando por uma volta. Mas antes de pisar fundo no acelerador, há algumas etapas importantes pós-substituição da bateria que você precisa seguir para garantir que tudo esteja funcionando perfeitamente.
Ah, e se você ainda não instalou sua bateria e está procurando por conselhos, nós também temos o que você precisa. Continue lendo para aprender como trocar a bateria do carro da maneira certa, como evitar perder as configurações do seu veículo e o que fazer após instalar uma nova bateria de carro.
Fonte de reprodução: Youtube AutoPapo
Como trocar a bateria do carro sem perder as configurações
Você já deve ter uma ideia de como trocar uma bateria de carro. Basta desconectar os terminais da bateria, remover a bateria antiga e reconectar os terminais à nova, certo? Isso certamente faz parte do processo, mas há mais nas baterias de carro do que você pode esperar.
Se o seu veículo perder energia durante uma troca de bateria, você poderá redefinir acidentalmente algumas configurações importantes do veículo, como:
- Memória da unidade de controle eletrônico adaptável (ECU)
- Controles automáticos de janelas
- Códigos de rádio de carro\
- Predefinições de rádio e relógio
Se você já substituiu sua bateria e perdeu alguma dessas configurações, não entre em pânico — explicaremos como restaurá-las mais adiante neste guia. Veja como substituir sua bateria sem perder essas configurações preciosas:
1. Use um economizador de memória de bateria
O que é um economizador de memória de bateria, você pergunta? Um economizador de memória de bateria (chamamos de BMS daqui em diante) é um dispositivo que mantém os níveis de energia no seu veículo durante uma troca de bateria. Dessa forma, todos os seus dispositivos importantes — principalmente sua ECU e rádio — ficam carregados e retêm sua memória.
Os economizadores de memória de bateria vêm em muitas formas diferentes. Os mais antigos usam uma bateria de 9 V e se conectam ao acendedor de cigarros do seu veículo. Os mais novos geralmente se conectam à porta de diagnóstico de bordo (OBDII) do seu veículo e fornecem sua própria fonte de alimentação. Alguns precisarão ser conectados a outra fonte de alimentação, como outra bateria. Se você não tiver certeza de qual precisa, recomendamos optar pelo BMS que produz sua própria fonte de alimentação, já que os BMSs mais antigos podem não funcionar em todos os veículos mais novos.
Você vai querer ter certeza de que o BMS está conectado corretamente antes de desconectar sua bateria. Depois de fazer isso, você está livre para prosseguir para a próxima etapa — desconectar os cabos da bateria.
2. Localize a bateria e desconecte os cabos da bateria
Primeiro, localize sua bateria. Ela geralmente pode ser encontrada deslocada para um lado do compartimento do motor ou do porta-malas. Ela também pode estar escondida sob um painel de plástico ou tampa da bateria. Em alguns veículos, você também pode encontrá-la localizada sob o assento traseiro. Dê uma olhada ao redor para encontrar a sua.
Quando estiver pronto para desconectar seus cabos, afrouxe as porcas dos cabos da bateria com uma chave ou soquete do tamanho apropriado. Para veículos modernos, esse tamanho provavelmente será de 10 ou 12 mm. Para clássicos, provavelmente é 7/16 ou 1/2 polegada.
Depois que as porcas estiverem soltas, puxe o cabo negativo primeiro (o preto conectado ao polo “-”). Então, remova o cabo positivo (o vermelho conectado ao polo “+”).
Observação: se você escolheu usar um BMS para salvar suas configurações, saiba que o cabo positivo da bateria ainda tem eletricidade fluindo por ele. Portanto, não segure a ponta metálica do fio e tome cuidado para não apoiar o cabo positivo em nada de metal no compartimento do motor ou no porta-malas. Isso pode causar choque ou curto-circuito na conexão, levando a fusíveis queimados ou componentes eletrônicos danificados. Se você não estiver usando um BMS, ainda é uma boa prática evitar qualquer coisa de metal.
3. Remova a bateria antiga e instale a nova
Afrouxe ou remova a cinta de fixação da bateria do seu veículo, se houver uma. Em seguida, remova a bateria antiga. Siga as etapas acima na ordem inversa para instalar a nova bateria. Coloque a nova bateria na bandeja da bateria e aperte a cinta de fixação da bateria. Certifique-se de conectar o cabo positivo da bateria primeiro, seguido pelo negativo. Se você usou um BMS para salvar as configurações do seu veículo, você deve estar pronto para dirigir! Se não usou, continue lendo para saber como restaurar quaisquer configurações potencialmente perdidas.
É necessário reiniciar o computador do carro após substituir a bateria
Se você não usou um BMS para salvar as configurações do seu veículo, há alguns computadores que você pode precisar redefinir. Embora restaurar suas predefinições de rádio e relógio possa ser intuitivo, alguns sistemas, como os abaixo, podem não ser tão autoexplicativos.
Redefinindo janelas automáticas
Se você notou que suas janelas não sobem ou descem mais completamente com um clique, pode ser necessário redefinir suas janelas automáticas. Para fazer isso, siga estas etapas gerais ou visite seu Tires Plus local para fazer suas janelas funcionarem novamente:
- Certifique-se de que a ignição do seu carro esteja na posição “On” ou “Run”. Isso fornecerá eletricidade para os vidros elétricos do seu veículo.
- Para janelas que não abrem automaticamente, abra totalmente a janela. Sem soltar o interruptor, continue segurando o interruptor por 10-15 segundos.
- Para janelas que não sobem automaticamente, puxe o interruptor para cima até que a janela esteja totalmente fechada. Sem soltar o interruptor, continue levantando-o por 10-15 segundos.
- Repita esse processo para cada janela que não esteja funcionando corretamente.
- Aproveite suas janelas automáticas!
Observação: os processos manuais nem sempre funcionam para todos os veículos e, às vezes, você precisará de uma ferramenta de digitalização para redefinir os vidros automáticos.
Encontrando o código do rádio do seu carro
Embora o roubo de rádios não seja tão comum quanto antes, alguns carros têm um código de rádio como medida antirroubo. Este código impede que seu rádio seja usado em outro veículo se for roubado.
Infelizmente, desconectar sua bateria pode acionar essa medida antirroubo e fazer com que seu rádio exiba “Lock” ou “Code”. Se isso acontecer, você precisará encontrar o código do rádio do seu veículo e inseri-lo antes de poder usar seu rádio novamente. Verifique estes locais para acessar seu código de rádio:
- O capítulo sobre som ou segurança do manual do proprietário ou do veículo
- O interior do seu porta-luvas
- Site do fabricante do seu veículo
Depois de encontrar o código do rádio do seu veículo, use os botões numerados do aparelho de som (analógico ou digital) para inseri-lo. Quando tiver encontrado, você poderá ouvir suas doces, doces melodias novamente!
Dica profissional: se você estiver bloqueado para fora do seu rádio e não conseguir encontrar o código do rádio do seu carro, pode ser necessário desbloqueá-lo em uma concessionária autorizada. Se fizer isso, certifique-se de ter o título do veículo e a identificação pessoal com você para provar que você é o dono do veículo.
Recuperando a memória adaptativa da sua ECU: quantos quilômetros dirigir após desconectar a bateria
Acredite ou não, seu carro é um biscoito inteligente! Conforme você dirige, ele aprende quanto combustível precisa consumir e como deve mudar para ser o mais eficiente possível. Para veículos de baixa quilometragem, esses ajustes podem ser pequenos, mas para veículos de alta quilometragem, eles podem ser significativos. Essas informações são armazenadas na ECU do seu veículo e são frequentemente chamadas de memória adaptativa.
Quando você desconecta sua bateria sem um BMS, a memória adaptativa da sua ECU pode ser apagada. Se isso acontecer, seu veículo pode esquecer quais são seus pontos de troca de marchas e relações ar-combustível ideais. Essa perda de informações pode levar a:
- Marcha lenta irregular
- Aceleração fraca
- Eficiência de combustível reduzida
Sabemos que isso parece assustador, mas não se preocupe muito! Felizmente, seu carro aprende rápido e tudo o que ele precisa para recalibrar é um tempo de direção. Na maioria dos casos, leva apenas 10-15 milhas para que esses sintomas desapareçam. No entanto, mesmo depois dessas milhas, é provável que a ECU não tenha reaprendido totalmente seu veículo. Então, se você precisar levar seu carro para uma verificação de poluição, você vai querer dirigir cerca de 75-100 milhas antes para atingir a eficiência máxima.
Quer ter certeza de que sua bateria foi instalada corretamente?
Se você quer ter certeza absoluta de que fez tudo corretamente e que seu veículo está em ótimas condições, considere os serviços de bateria da Forte baterias. Os técnicos experientes da Forte baterias podem verificar sua instalação e garantir que seu veículo esteja pronto para uma direção suave e sem problemas. Agende seu horário hoje mesmo e tenha paz de espírito na estrada!