Trocas regulares de óleo são essenciais para a saúde do seu carro. O motor contém muitas peças móveis que rangem umas contra as outras. Isso produz atrito e libera calor. O óleo lubrificante ajuda a reduzir o atrito e evita que o motor superaqueça.
O óleo que mantém seu motor lubrificado não permanece útil para sempre. Com o tempo, o óleo perde sua viscosidade (espessura), o que é importante no controle do atrito. Óleo que se tornou muito fino tem um desempenho ruim em evitar que as peças do motor rangem. Ele pode ficar poluído com sujeira e aparas de metal. Óleo contaminado pode afetar os componentes internos do seu motor, resultando em desempenho reduzido.
Uma das responsabilidades do proprietário de um carro é garantir que o óleo seja trocado regularmente. Isso ajuda a evitar problemas que podem danificar seu motor e diminuir o valor do seu veículo.
Se você é dono de um carro pela primeira vez, aqui está tudo o que você precisa saber sobre trocas de óleo.
Fonte de reprodução: Youtube Flavio Garage
Como sei que é hora de trocar o óleo?
O manual do proprietário deve ser sua base primária para informações sobre operação e manutenção do carro. Esses sinais devem lhe dizer quando é hora de dar ao seu motor uma troca de óleo muito necessária:
- Sons incomuns – Ouça seu veículo. Se você ouvir um ruído de clique, palmas ou batidas, isso pode significar que o cabeçote do cilindro não está adequadamente lubrificado, seja devido a óleo sujo ou muito pouco óleo. O som seria dos elevadores ou das válvulas estalando. A introdução de óleo novo diminuirá o atrito entre as hastes barulhentas.
Se a detonação persistir, consulte um mecânico para eliminar outras possíveis causas, como depósitos de carbono ou velas de ignição ruins.
- Óleo de cor preta – O óleo novo é marrom-mel e fica mais escuro com o uso. Verifique a cor do óleo usando a vareta. Se o óleo estiver escuro ou contiver partículas escuras, você precisa trocar o óleo. O óleo que ficou preto pode danificar o motor, então é melhor trocar o óleo imediatamente.
- Óleo espumoso – Se o seu óleo estiver espumoso, pode ser devido à condensação (não é uma preocupação; leve seu carro para um passeio para queimá-lo) ou à contaminação por líquidos de arrefecimento do motor (uma grande preocupação). Se você vir espuma na tampa do óleo ou na vareta, leve seu carro a um mecânico profissional para avaliação.
- Cheiro de queimado – Um odor pungente vindo do interior do seu carro pode indicar níveis baixos de óleo, motor superaquecido ou vazamento de óleo. Seja qual for o caso, leve seu veículo ao mecânico mais próximo o mais rápido possível para evitar danos ao motor.
Com que frequência devo verificar os níveis de óleo?
Você deve verificar seu óleo pelo menos uma vez por mês. Alguns carros mais novos vêm com monitores eletrônicos de óleo, o que torna mais fácil para os proprietários monitorarem o nível de óleo sem precisar usar a vareta. Para recomendações específicas do seu fabricante de automóveis, consulte o manual do seu carro.
Como verificar manualmente o óleo usando uma vareta medidora tradicional:
- Estacione seu veículo em uma superfície nivelada e desligue-o. Espere o motor esfriar, se possível.
- Remova a vareta e limpe-a com um pano limpo e seco.
- Observe onde as marcas de nível alto e baixo de óleo estão localizadas na vareta. Você deve ver marcações claras (uma área hachurada, dois furos, L e H, ou ‘MIN’ e ‘MAX’) indicando o nível de óleo recomendado.
- Mergulhe e remova a vareta do motor. Observe o nível e a cor do óleo.
- Se o nível do óleo estiver entre as duas marcas ou dentro da área hachurada, seu nível de óleo está bom. Se o óleo estiver abaixo do mínimo, você precisa adicionar óleo. Se o óleo estiver escuro ou sujo, ele precisa ser trocado.
Com que frequência devo trocar o óleo?
A maioria dos fabricantes de automóveis sugere trocas de óleo em intervalos de 5.000 milhas (8.000 km). No entanto, a idade do veículo, seus hábitos de direção e o tipo de óleo são fatores que influenciam essa decisão. Carros de 2008 e posteriores devem trocar o óleo a cada seis meses ou 7.500 milhas (12.000 km). Modelos mais antigos devem trocar o óleo a cada 5.000 milhas (8.000 km) ou seis meses.
Se você dirige regularmente nas seguintes condições, você deve trocar o óleo a cada 5.000 milhas (8.000 km) ou a cada seis meses para veículos de 2008 ou mais novos, e a cada 3.000 milhas (4.800 km) ou a cada três meses para carros mais antigos:
- Condução fora de estrada ou em condições de poeira
- Transporte ou reboque de cargas pesadas
- Condução em baixas velocidades
- Viagens curtas ou pouco frequentes
Trocas frequentes de óleo oferecem uma oportunidade para check-ups automotivos. Isso pode ajudar você a detectar possíveis problemas no motor logo no início e evitar quebras inesperadas.
Em caso de dúvida, consulte o manual do proprietário ou um mecânico de confiança para determinar se seu veículo precisa de troca de óleo.
Como escolher o óleo certo para o meu carro?
Antes de visitar seu mecânico para uma troca de óleo, saiba o que sua montadora recomenda. Normalmente, o óleo que você precisa depende destes fatores:
- Idade – Um motor novo requer óleos avançados para corresponder ao seu desempenho
- Tipo de motor – Motores de alto desempenho precisam de óleo de qualidade superior
- Ambiente de direção – Quando você dirige continuamente em trânsito intenso, seu motor precisa de um óleo de alto desempenho para protegê-lo do desgaste excessivo.
Os fabricantes geralmente recomendam dois níveis de viscosidade diferentes para óleo de motor. A viscosidade é classificada como “XW-YY”.
O primeiro número (ao lado do “W”) indica sua viscosidade a 0 graus Fahrenheit ou -17,8 C. Quanto menor o número, mais lentamente ele engrossa durante uma temperatura fria — um óleo 5W-30 tem menos probabilidade de engrossar no frio do que um óleo 10W-30. O segundo número representa a viscosidade do óleo a 212 graus Fahrenheit (100 C). Quanto maior o número, mais resistente ele é à quebra em altas temperaturas — um óleo 10W-30 diluirá mais rápido do que um óleo 10W-40.
Tipos comuns de óleo:
- Convencional – Ideal para motoristas que possuem motores com baixa quilometragem e que aderem a trocas de óleo frequentes.
- Sintético – Óleos sintéticos podem sustentar níveis de lubrificação em temperaturas muito altas. Eles são frequentemente usados para motores de alto desempenho.
- Mistura sintética – Uma escolha comum entre proprietários de carros SUV devido ao seu alto nível de proteção. A mistura sintética é melhor para cargas pesadas do motor e altas temperaturas.
- Alta quilometragem – Contém condicionadores de vedação que aumentam a flexibilidade de vedações e juntas. Óleos de alta quilometragem frequentemente custam mais do que lubrificantes padrão.
Envie uma solicitação de troca de óleo para um especialista em manutenção de automóveis e faça a manutenção do seu carro imediatamente.