Você teve que dar a partida no seu veículo quase todos os dias desta semana só para ao trabalho na hora, e embora suspeite que é hora de uma bateria nova, a oficina mecânica local está com a agenda cheia por semanas. Como tal, você está determinado a aprender como substituir uma bateria automotiva para voltar à estrada.
Trocar a bateria de um veículo é fácil de fazer “faça você mesmo”, mas requer algumas precauções e cuidado extra para evitar causar danos ao seu veículo. Com este guia passo a passo, você trocará a bateria de um carro como um profissional.
Fonte de reprodução: Youtube Remold Automotive
Teste sua bateria para determinar se você precisa de uma substituição
Há muitos sinais de que sua bateria está morrendo, desde sua idade até seu desempenho. Baterias com quase cinco anos de idade podem estar prontas para uma substituição, e uma bateria morrendo pode exigir partidas rápidas apenas para levá-lo de casa para o trabalho e vice-versa.
Para ter certeza de que é hora de uma bateria nova, você pode testar a bateria do carro com um voltímetro. Coloque equipamentos de proteção, como luvas de trabalho e óculos de segurança, então você está pronto para testar.
Prepare-se comprando uma bateria certa
Depois de testar a bateria e determinar qual é a hora de substituí-la, você vai querer ter certeza de obter uma bateria que seja compatível com seu veículo, bem como com suas necessidades de desempenho. Primeiro, consulte o manual do seu veículo para determinar qual tamanho de bateria, amperagem e CCA você precisa.
Se você comprar uma bateria de carro que tenha um tamanho ou saída maior, ela pode não caber na bandeja de suporte. Mesmo que caiba, ela pode produzir muita energia para seu veículo, e isso pode danificar os componentes elétricos do veículo.
Se a bateria for muito pequena, ela não ficará bem presa na bandeja de retenção, e isso traz risco de vazamentos de bateria. Se uma bateria não fornecer os Amperes de Partida a Frio (CCA) mínimos recomendados, ela poderá não ser capaz de dar energia ao seu veículo.
Outra consideração é o tipo de bateria. Veículos elétricos ou veículos híbridos plug-in normalmente utilizam baterias de íons de lítio. Muitos outros veículos utilizam baterias de chumbo-ácido inundadas ou baterias mais avançadas, como baterias de chumbo-ácido seladas (SLA) ou de manta de vidro absorvente (AGM).
Baterias de chumbo-ácido inundadas são bem comuns e podem ser substituídas por baterias avançadas. Se seu veículo veio com uma bateria mais avançada, você deve substituí-la pelo mesmo tipo em vez de tentar substituí-la por uma bateria de chumbo-ácido inundada convencional. Isso porque alguns veículos, especialmente aqueles com recursos de alta tecnologia como funcionalidade start-stop, desativam mais energia do que as baterias avançadas podem fornecer.
Como substituir uma bateria de carro em 12 etapas
Substituir uma bateria automotiva é um processo bastante simples, e você não precisa ter experiência em mecânica de automóveis para fazer isso sozinho. Você precisará de algumas ferramentas e suprimentos, muitos dos quais você já pode ter em casa ou em sua garagem.
Ferramentas e suprimentos:
- Luvas de trabalho
- Óculos de segurança
- Chave de soquete
- Extrator de terminal (opcional)
- Bicarbonato de sódio
- Água
- Escova de aço
- Panos
- Spray ou gel anticorrosivo
- Bateria nova
Passo a passo:
- Crie um local de trabalho seguro. Certifique-se de que o carro esteja estacionado, com o freio de emergência acionado e desligado. Deixe o veículo resfriado por pelo menos 30 minutos se você o ligou recentemente. Abra a porta da garagem se estiver operando na garagem para deixar qualquer fumaça potencial escapar com segurança. Se o seu veículo estiver estacionado em uma estrada ou entrada de veículos com declive acentuado, coloque um bloco de madeira atrás dos pneus para maior segurança.
- Localize uma bateria. Se você não testou a bateria antes, pode não ter certeza da localização da bateria. Consulte o manual do veículo para localizar a bateria. Embora muitos esperem que a bateria esteja sob o capô, nem sempre é esse o caso. Ela também pode estar sob o porta-malas ou no piso.
- Identifique os terminais positivo e negativo. Misturar os terminais da bateria pode causar um surto elétrico que causará sérios danos ao seu veículo e à bateria. Pode até mesmo fazer a bateria queimar, então é importante reservar alguns minutos para determinar onde os terminais positivos e negativos estão localizados. O terminal positivo é marcado com um símbolo “+”. O terminal negativo será marcado com um símbolo “-”.
- Desconecte o terminal negativo primeiro. Sempre desconecte o terminal negativo primeiro, pois este terminal está aterrado e não produzirá um curto-circuito elétrico ou faíscas durante a desconexão. Se ele não desconectar a bateria facilmente, você pode comprar um extrator de terminal por cerca de US$ 20.
- Desconecte o terminal positivo. Em seguida, repita o processo com o terminal positivo. Ao remover este terminal, demonstre-se que a chave não está entre em contato com nenhuma outra parte metálica.
- Remova a bateria velha do carro. Após desconectar os terminais negativo e positivo das baterias, você precisará remover o grampo ou grampos localizados ao redor da parte externa da bateria. Use uma chave para soltar as porcas do grampo ou grampos. Com os grampos removidos e colocados de lado com segurança, você deve conseguir levantar a bateria velha da bandeja de fixação. Apenas tenha em mente que a bateria é mais pesada do que parece, até 60 libras.
- Limpe os terminais da bateria. Antes de instalar uma nova bateria, você vai querer limpar os terminais, pois a corrosão pode encurtar a vida útil de sua bateria. Faça uma pasta de limpeza com bicarbonato de sódio e água, depois use uma escova de aço com pasta de limpeza para limpar os terminais. Use um pano para secar completamente os terminais. Finalize aplicando um spray ou gel anticorrosivo nos terminais.
- Posição da bateria. Coloque a nova bateria na bandeja de suporte, com o nó positivo da bateria próximo ao terminal positivo e ao cabo do carro e o lado negativo da bateria próximo ao terminal negativo e ao cabo do carro.
- Recoloque os grampos. Use uma chave inglesa e o(s) grampo(s) que você separou na etapa seis para prender a bateria em seu lugar na bandeja. Com a bateria no lugar, agora você pode remover as tampas de plástico vermelho e preta dos postes positivo e negativo da bateria.
- Reconecte o terminal positivo primeiro. Para a segurança de você e do veículo, certifique-se de reconectar o terminal positivo primeiro. Conecte o terminal vermelho positivo ao nó positivo na bateria, apertando-o com a chave.
- Reconecte o terminal negativo. Em seguida, repita o processo e conecte o terminal negativo preto do carro ao polo negativo da bateria.
- Confirme se a bateria está segura. Tente mover ou balançar a bateria. Ela deve permanecer parada; se ela se mover, verifique novamente o(s) clipe(s) e aperte-os conforme necessário.
Agora, uma nova bateria automotiva deve estar pronta para uso. -se de fechar o capô certifique-se do carro ou recolocar a cobertura do porta-malas ou do piso. Leve todas as ferramentas e suprimentos de volta para a garagem, coloque a bateria do seu carro velho em um saco plástico grosso e mantido na vertical para que você possa transportá-la com segurança para um centro de reciclagem o mais rápido possível.
Quanto tempo demora para trocar a bateria de um carro
Substituir uma bateria de carro leva cerca de 30 minutos por hora, dependendo do seu veículo. Se a bateria tiver sob o capô e for de fácil acesso, você geralmente consegue fazer esse trabalho rapidamente.
Mas quando a bateria é mais difícil de acessar, como a unidade sob o caminhão, abaixo do trecho ou escondida em algum lugar, como no vão da roda ou na parte traseira do carro, pode levar mais de uma hora. Você precisará gastar mais tempo localizando a bateria e entrando em espaços de difícil acesso para remover os terminais com segurança e substituir a bateria.
A maioria das baterias de carro precisa ser substituída a cada três a cinco anos. Baterias mais avançadas, como as AGM, podem durar mais, até seis anos. Veículos elétricos que usam baterias de íons de lítio podem precisar de uma bateria nova apenas a cada dez anos ou mais.
Chame os profissionais que precisam de ajuda
Infelizmente, há muitas oportunidades para que danos elétricos ocorram ao substituir uma bateria de veículo. Desconectar ou reconectar o terminal errado primeiro ou bater acidentalmente em um terminal pode causar um curto-circuito, causando danos extensos e caros. Esses acidentes também podem destruir não apenas a bateria antiga, mas também a nova. Se você não tiver certeza em algum momento sobre como substituir uma bateria automotiva ou qual bateria precisa, converse com especialistas locais, como os profissionais da Forte Baterias, para colocá-lo no caminho certo.
Cada veículo é diferente. Consulte seu manual para obter instruções específicas.