A placa de um carro manual funciona conectando e desconectando a potência do motor à transmissão. Isso permite mudanças de marcha suaves e ajuda você a controlar a velocidade do veículo. Continue lendo e descubra o que uma coleção faz, como usá-la e quais são os diferentes tipos de coleção.
Fonte de reprodução: Youtube Continental Pneus
Como funciona a absorção de um carro?
A distribuição conecta os dois eixos rotativos do seu carro, permitindo que três coisas aconteçam:
- Os eixos se encaixam para girar na mesma velocidade
- Os eixos deslizam em uma quantidade controlada quando o pedal é parcialmente reduzido
- Ou os eixos se desacoplaram para girar em velocidades diferentes
Seu motor gira o tempo todo, mas suas rodas não. Para acelerar, desacelerar ou parar sem desligar o motor, os dois precisam estar desconectados. A coleção é acionada enquanto o carro está em movimento. A placa de pressão exerce força constante sobre a placa acionada por meio de uma mola de diafragma, trabalhando-a no lugar. Ao pressionar o pedal, você desengata a coleção. Um braço empurra o rolamento de liberação contra o centro da mola do diafragma, liberando a pressão de fixação da placa de pressão. Isso impede que a potência do motor chegue às rodas, permitindo que você troque de marcha. Soltar o pedal reativa a transmissão. Então, os revestimentos de fricção na placa acionada retomam suavemente o acionamento.
Como funciona uma placa de carro
Em outras palavras, a placa de um carro funciona quando você aciona o pedal da placa incluído o pedal da esquerda com o pé esquerdo. Isso libera a pressão no disco de coleta, permitindo que ele se mova livremente. A placa de pressão é montada no volante e exerce pressão sobre o disco de coleção quando o pedal é liberado.
O volante gira e ajuda o disco de embreagem e a placa de pressão a engatarem, além de manter o impulso do motor quando a placa é desengatada. Por sua vez, isso cria atrito e transfere potência do motor para a caixa de câmbio. Em carros manuais, o motorista pode usar a alavanca de câmbio para trocar as marchas. Quando o pedal da embreagem é liberado, a potência é concentrada do motor para a caixa de câmbio e as rodas, impulsionando o veículo para frente.
O que a absorção faz em um carro
A conectar placa e desconectar a potência do motor para as rodas, por meio da caixa de câmbio. A placa do seu carro permite que você acelere ou desacelere desconectando o motor das rodas sem desligá-lo. A placa também funciona junto com a transmissão para fazer o carro andar. Devido à baixa quantidade de torque gerado em baixas velocidades, não é possível dar partida no motor sem carga aplicada.
Para usar a placa em um carro, você terá que aprender o controle da placa. Use uma coleção com cuidado e encontre o equilíbrio entre ela e o acelerador ao encontrar o ponto de aderência. Você deve evitar “acelerar” sempre que possível.
Glossário
- Volante: Um disco preso à ponta de um eixo giratório pesado. Ele armazena energia para suavizar a entrega de potência do motor para transmissão. Ele também armazena energia através de um processo conhecido como “momento rotacional”. Isso pode ser usado durante a nutrição para melhorar a economia de combustível do seu carro.
- Transmissão: Montado diretamente no topo do motor, a transmissão converte a potência da combustão em energia que seu carro pode usar para avançar. Sem o sistema de transmissão, seu carro não iria para lugar nenhum.
- Disco de desembarque: A placa de absorção é composta por um disco com material de alto atrito ao seu redor. Há superfícies de atrito em ambos os lados do disco, com um lado atuando contra o volante e o outro contra a placa de pressão.
- Placa de cobertura: A placa de cobertura é uma carcaça de metal aparafusada ao volante, conectando-o ao conjunto da placa. Ele garante que o torque do motor seja transferido para o eixo de engrenagens através do disco de embreagem.
- Placa Acionada: Também conhecida como placa de fricção, a placa acionada funciona em um eixo de entrada estriado entre a placa de pressão e o volante. Ele transmite potência para a caixa de câmbio e possui lonas de fricção, assim como as pastilhas de freio. Se as lonas se desgastarem muito, a embreagem pode escorregar e não engatar corretamente.
- Placa de pressão: A placa de pressão é aparafusada ao volante e gira junto com o volante. Ele prende a placa da placa quando a placa é engatada.
- Mola de diafragma: A mola do diafragma é uma das principais partes da placa. É um disco grande e redondo de aço com mola montada na tampa da placa. A borda externa toca a parte de trás da placa de pressão e libera a pressão de fixação quando você pressiona o pedal da embreagem. Ao fazer isso, ele desconectou a transmissão das rodas.
- Rolamento de liberação: Quando você pressiona o pedal de liberação, isso atua em um garfo de liberação que empurra o rolamento de liberação para dentro da mola do diafragma. O rolamento de liberação absorve o movimento rotativo dos dedos da mola contra o movimento linear do garfo de liberação.
- Sob carga: A carga colocada em um carro refere-se à quantidade de torque aplicada ao seu motor. Um carro “sob carga” significa simplesmente um carro cujo motor suporta todo o peso do veículo.
- Centrífuga: A força sentida por um objeto que se move em uma trajetória curva para longe do centro de rotação. Por exemplo, um veículo que faz uma curva teria uma força centrífuga exercida sobre ele.
- Sistemas de absorção úmido vs.: Esses são dois sistemas de absorção diferentes. Embreagens úmidas tendem a ter múltiplas placas de absorção e precisam de óleo para manter as peças frias. Embreagens secas geralmente têm apenas uma placa de absorção e não precisam de óleo para permanecerem frias.
Quantas peças de coleção existem?
Existem 5 peças da coleção que se juntaram para formar o disco da coleção:
- Placa de cobertura
- Placa acionada
- Placa de pressão
- Molas de diafragma
- Rolamento de liberação
A participação de um carro trabalha em estreita colaboração com a transmissão e o volante.