O óleo do motor é essencial para todos os carros, pois lubrifica suas partes móveis. O óleo ajuda a evitar desgaste e acúmulo de calor que podem danificar várias peças do veículo. Portanto, é essencial trocá-lo depois de algum tempo. Mas saber quando trocar o óleo pode confundir muitos motoristas, pois varia de acordo com sua condição de direção e hábitos. Neste guia, simplificaremos as perguntas sobre a troca do óleo do seu carro.
Fonte de reprodução: Youtube AutoPapo
Com que frequência você deve trocar o óleo?
É recomendável substituir o óleo do seu veículo antes que ele chegue ao fim da vida útil. A vida útil do óleo varia com base no tipo de óleo. Além disso, a marca e o modelo do seu veículo influenciam a frequência com que você deve trocar óleo.
Anteriormente, os intervalos de troca de óleo costumavam ser a cada 3.000 milhas. Mas hoje, melhorias significativas no material do motor, design e até mesmo química do óleo estendem o intervalo para 7.500 milhas ou, às vezes, até mais de 10.000 milhas.
Se a garantia do seu veículo ainda for válida, há certas coisas que você deve considerar sobre a frequência com que você troca o óleo. Primeiro, certifique-se de seguir o tipo de óleo, quilometragem e período recomendados no manual do usuário para evitar anular a garantia do trem de força.
Você pode facilmente saber quando trocar o óleo se dirigir um veículo moderno com um monitor de nível de óleo integrado. Esses veículos usam um algoritmo complexo para rastrear e combinar sua atividade de direção com as necessidades de óleo do seu veículo.
Quando seu veículo está fora da garantia
Mas se o seu veículo for velho ou estiver fora da garantia, saber quando trocar o óleo depende de várias condições. Por exemplo, se você faz viagens curtas ou longas. Além disso, a época do ano pode influenciar a frequência com que você troca o óleo. Você pode precisar trocar o óleo com mais frequência durante as estações quentes e frias.
Seus hábitos de direção, como baixa ou alta velocidade, reboque e terreno (lamacento, empoeirado, arenoso, salgado, etc.), também podem influenciar a frequência com que você precisa trocar o óleo do seu veículo.
Trocas frequentes de óleo são uma boa prática para garantir que seu motor receba a lubrificação correta. Contanto que você use o tipo e a classe certos de óleo para cada troca de óleo, não importa quão frequente seja a substituição, isso não prejudicará seu motor. No entanto, pode ser caro. A substituição frequente também pode ser uma maneira de inspecionar e substituir outros desgastes em seu veículo, como pastilhas de freio, líquido de arrefecimento, amortecedores, pneus, etc.
Trocar o óleo com mais frequência do que o necessário não vai ajudar seu carro, mas também não o prejudica. Você só está desperdiçando dinheiro, tempo e recursos. Além disso, lembre-se de que jogar fora óleo que ainda é utilizável coloca pressão no meio ambiente.
Óleos de Vida Mais Longa
Se você não quer passar pelo incômodo de trocas frequentes de óleo, é melhor optar por óleo de vida útil mais longa. O óleo sintético também é conhecido como premium extended life, com uma vida útil entre 10.000 e 12.000 milhas. Esses tipos de óleo têm uma vida útil tão longa porque têm química e aditivos exclusivos que resistem a altas temperaturas e mantêm as partículas suspensas.
O óleo se degrada gradualmente ao longo de sua vida útil. E quando se aproxima da duração de seu ano de serviço, ele não fornecerá a quantidade certa de lubrificação, o que pode levar à falha de diferentes peças do veículo. Aqui estão os motivos pelos quais é vital trocar o óleo do seu veículo:
- Melhore o desempenho do seu motor
- Ajude os veículos a atingir o pico de consumo de combustível
- Previne corrosão, desgaste e rasgos
- Mantém o motor limpo e fresco
- Prolongue a longevidade do motor
Tipos de óleo de motor para seu veículo
O tipo de óleo que você usa no seu veículo importa. Existem quatro classes básicas de tipos de óleo: convencional, sintético, mistura sintética e óleo de alta quilometragem. É melhor sempre usar o tipo recomendado pelo fabricante do seu carro. Trocar de um convencional para um de alta quilometragem contra a recomendação do fabricante do carro não vai melhorar o desempenho do seu veículo; em vez disso, pode danificar vários componentes do seu motor.
O óleo sintético melhora o desempenho do motor do seu veículo, entre outros benefícios. Mas o óleo sintético não é adequado para todos os tipos de motores. Então, antes de usar óleo sintético, certifique-se de que o marcador do seu veículo o recomende. Você pode consultar o manual do usuário do seu veículo para obter mais informações sobre o tipo de óleo que você pode usar.
O calor afeta a viscosidade do óleo do motor. Durante a estação quente e a alta temperatura do motor, o óleo do motor fica mais fino, reduzindo suas propriedades lubrificantes. Como tal, a SAE desenvolveu o sistema de classificação de óleo para classificar a viscosidade do óleo.
Uma troca de óleo é vital, mas o custo associado a ela varia. Fatores que podem afetar o custo de uma troca de óleo incluem sua localização, o tipo de óleo que você usa, a idade do seu veículo e até mesmo se você escolher uma oficina mecânica ou faça você mesmo.
O que envolve uma troca de óleo?
Quando você visita uma oficina mecânica para uma troca de óleo, o mecânico drena o óleo antigo e troca o filtro de óleo, se necessário. O mecânico então completa o óleo com o tipo certo de óleo de acordo com a recomendação de marca e modelo do seu veículo. Dependendo da oficina mecânica que você for, você também pode receber uma inspeção de cortesia dos fluidos do seu carro, freios, pneus e outras partes do veículo.
Lembre-se de que não importa com que frequência você troque o óleo, você ainda pode precisar trocar o filtro. Alguns filtros de óleo podem suportar longos intervalos de troca de óleo, enquanto outros não. Para ficar mais seguro, é aconselhável verificar as instruções do fabricante do seu carro para ver a duração recomendada para a substituição do filtro de óleo.
Após cada troca de óleo, manter um registro de manutenção ajuda muito. Esse registro ajuda a garantir que você sempre se lembre de quando seu veículo precisa de manutenção de rotina. O benefício é que ele evita reparos caros no motor por não trocar o óleo na hora certa ou usar o tipo errado de óleo.
Com que frequência devo trocar o óleo
Carros são diferentes, mas trocar o óleo do motor a cada 8.000 a 16.000 km ou seis meses é uma boa prática, o que ocorrer primeiro. É recomendável trocar o óleo pelo menos uma vez por mês se você frequentemente dirige em condições severas, como reboque pesado, temperaturas extremas, longas distâncias e trânsito lento. O custo da troca de óleo varia com base em vários fatores, então o preço final dependerá do seu carro. Geralmente, uma troca de óleo leva de 45 minutos a uma hora. Ficar muito tempo sem trocar o óleo pode danificar o motor, o que pode levar a reparos caros. Não, é melhor não esperar tanto tempo antes de trocar o óleo. Um cronograma de manutenção é uma excelente maneira de saber quando você precisa de uma troca de óleo. Mas você também pode usar o nível e a condição do óleo, quilometragem e tempo, ruído e desempenho, etc.