Baterias de carro são o membro forte e silencioso da equipe automotiva. Eles fazem seu trabalho independentemente do calor, do tempo frio e dos motoristas que desativam tantas delas. Embora uma bateria que permita que um carro dê partida na primeira volta da chave seja uma coisa alegre, ela não dura para sempre.

Na verdade, dependendo de onde você mora e como você dirige, da condição do seu sistema de carga e de vários outros fatores, uma bateria de carro dura em média quatro anos. E quando ela acaba, geralmente não há sinal de problema — seu carro simplesmente morre.

Embora a bateria de chumbo-ácido do carro não tenha mudado muito nos últimos 100 anos, os testes ficaram um pouco mais simples. Testadores de bateria simples não existem, neste momento, confundem a complexidade química do que acontece em uma bateria. Em vez disso, eles fornecem uma espécie de instantâneo da bateria no momento em que ela está sendo testada — sem o contexto da composição química da bateria antes ou depois do teste. Felizmente, este sorteio ajudará você a ficar de olho na situação.

Então a regra geral é simples para a substituição da bateria: você tem aproximadamente quatro anos antes que uma bateria comece teoricamente a sua decadência de potência química para peso de papel químico. Na marca de quatro anos, comece a observar os sintomas (que discutiremos em breve) e prepare-se para agir.

Mas, devido à natureza do coquetel químico dentro de qualquer bateria, ela pode acabar antes que você pense que está pronto, ou talvez dure por mais alguns anos.

Tenha em mente, ao ler, que as baterias para carros híbridos e elétricos são um pouco diferentes, e este artigo discutirá principalmente baterias para carros com motores a gasolina comuns.

Fonte de reprodução: Youtube TuningParts

Vida normal de uma bateria de carro

Quando se trata de manutenção de veículos, “normal” é definido por uma série de fatores que existem em teoria, mas raramente acontecem. Por exemplo, uma bateria tem uma vida útil média normal de quatro anos em condições normais. “Normal” neste caso significa que a bateria passa por ciclos completos de carga, não é submetida a temperaturas extremas, está conectada a um sistema de carga confiável e consistente e não é fornecida energia para uma tonelada de acessórios.

Mas normal simplesmente não é normal. No mundo real, temperaturas extremas, vibração, viagens curtas pela rua e uma gama cada vez maior de smartphones, sistemas de navegação de configurações e outros dispositivos, tudo isso afeta a bateria.

Se você olhar para uma bateria de carro típica de chumbo-ácido sem manutenção, é fácil entender que esses fatores afetam a vida útil normal da bateria. Dentro da caixa de plástico há placas de materiais como chumbo e dióxido de chumbo. As placas são suspensas em uma mistura de água e ácido sulfúrico, que forma uma solução eletrolítica. Essa solução permite que os elétrons fluam entre as placas — esse fluxo de elétrons é essencialmente eletricidade.

Uma série de fatores pode perturbar essa ocorrência química. Vibrações de viagens bruscas ou uma bateria mal inserida podem soltar ou danificar as placas. Calor extremo acelera a ocorrência química, encurtando a vida útil da bateria, enquanto frio extremo pode, às vezes, prolongar a vida útil da bateria ao desacelerar a ocorrência. Portanto, algumas baterias são cobertas por uma capa isolante para aquecer temperaturas extremas sob controle.

O estilo de direção também pode afetar a ocorrência. Ligar o carro requer um grande choque de eletricidade, então o sistema de carregamento tem que intervir para recarregar a bateria. Isso significa que se você tem um trajeto curto ou faz muitas viagens curtas, a bateria nunca fica totalmente carregada. Esse estado constante de subcarga resulta em estratificação ácida.

Dentro da bateria, a solução eletrolítica vai de consistência — ou a mesma por todo o caminho — para uma divisão vertical áspera. A metade superior da solução é um ácido leve, enquanto a parte inferior é um ácido pesado. A camada de ácido leve tarefa a corroer as placas, e a solução de ácido pesado tarefa a compensar as necessidades elétricas do carro trabalhando mais do que foi projetado para trabalhar. O resultado é uma vida útil mais curta da bateria, mesmo que a bateria aplique como funcionando em testes de rotina.

Com que frequência devo substituir a bateria do meu carro

Sinais de problemas na bateria do carro

As baterias são tão confiáveis ​​e tão simples que os motoristas têm uma tendência a esquecer que eles estão lá até que seja tarde demais. Se você prestar atenção à bateria do seu carro e conduzir alguns testes e observações regulares, você reduzirá o risco de ficar parado na estrada. As baterias são relativamente baratas, considerando a quantidade de trabalho que elas realizam regularmente.

O sinal mais óbvio de um problema de bateria é uma bateria descarregada. No entanto, como uma bateria faz parte de um sistema maior conectado a outras partes do carro, uma bateria descarregada pode indicar um problema mais profundo do que simplesmente falta de energia. Se algo mais estiver errado no sistema elétrico — superamos, um alternador fraco — uma bateria funcionando pode ser fornecida menos eletricidade do que deveria.

A melhor maneira de testar uma bateria é com os testadores eletrônicos disponíveis na maioria das lojas de autopeças. Você ou um técnico automotivo conecta o testador à bateria do carro, e ele tira um instantâneo da condição da bateria e indica se ela precisa ser recuperada.

Há uma variedade de testadores de bateria disponíveis de diferentes tipos e diferentes faixas de preço. Alguns prendem a bateria ou em seus terminais para fornecer uma leitura, enquanto outros conectam o acendedor de cigarros do seu carro para medir a carga. Se você estiver abrindo o capô do carro para prender um testador na bateria, considere usar luvas e óculos de proteção para proteger suas mãos e rosto do ácido da bateria ou corrosão.

Esta verificação deve fazer parte da manutenção de rotina do veículo e ser realizada sempre que houver uma troca de óleo.

A bateria em si também fornece outras faixas sobre se ela está prestes a acabar. A primeira é sua idade. Se a bateria tiver mais de três ou quatro anos, comece a esperar problemas. Segundo, dê uma olhada em seus hábitos de direção. Lembre-se, viagens curtas e longos períodos de inatividade acabam com a vida útil da bateria. Terceiro, olhe para a bateria em si. Corrosão ou manchas significam que ela pode ter um vazamento.

Se sua bateria estiver coberta por uma caixa ou capa isolante, remova-a de vez em quando para ver o que está acontecendo por baixo. Procure também por acúmulo ao redor dos terminais. Você pode limpar o acúmulo de bicarbonato de sódio e água — lembre-se apenas de usar luvas e óculos de segurança ao trabalhar. A solução eletrolítica é parcialmente ácido sulfúrico, o que não é suave para a pele. Por fim, cheire a bateria, prestando atenção aos odores de ovo podre (enxofre) ou ao cheiro da bateria superaquecendo.

Com que frequência devo substituir a bateria do meu carro

Como substituir uma bateria de carro

Substituir uma bateria de carro é relativamente fácil e pode fazer parte de um cronograma regular de manutenção de automóveis. Embora pareça haver uma variedade estonteante de baterias no mercado, três empresas produzem a maioria das baterias sem manutenção usadas nos Estados Unidos hoje — Johnson Controls Industries, Exide e East Penn. Cada empresa fabrica baterias que são comercializadas por empresas diferentes sob nomes diferentes. A marca do nome na bateria, em última análise, não importa. O que importa é a idade, amperes de partida a frio, capacidade de reserva e tamanho do grupo.

  • Idade: As baterias geralmente vêm com um dado de fabricação e devem ser vendidas dentro de seis meses desses dados. Verifique os dados cuidadosamente antes de comprar. Os dados geralmente são codificados. A maioria dos códigos começa com a letra que indica o mês: A para janeiro, B para fevereiro e assim por diante. O número indica o ano, como em 0 para 2000 ou 1 para 2001.
  • Tamanho do grupo: Esta medida determina as dimensões externas e onde os terminais da bateria estão. -se de que o tamanho do grupo de bateria que você está comprando corresponde ao que você está substituindo — caso contrário, você pode acabar com uma bateria que tem um tamanho e configuração diferente do que seu carro pode usar. Felizmente, a maioria dos vendedores de baterias são agrupados pela marca, modelo e ano do carro.
  • Amperes de partida a frio (CCA): Esta é uma medida da capacidade de uma bateria de dar partida em um carro a 0 graus Fahrenheit (-17 graus Celsius), quando o óleo do motor é espesso e o potencial químico da bateria é baixo. Quanto maior o CCA, melhor será a partida no frio. A maioria das listas de baterias não tem adesivo de bateria, embora algumas ouçam apenas CA, ou amperes de partida. CA é medido a 32 graus Fahrenheit (0 graus Celsius) e geralmente é um número maior. No entanto, ele fornece uma avaliação menos precisa de como bem o carro sairá no frio.
  • Capacidade de reserva: Este é o número mais difícil de encontrar, mas um dos mais úteis. Ele indica quanto tempo seu carro pode funcionar somente com a energia da bateria se o alternador morrer de repente. Geralmente, ele pode ser encontrado na literatura da bateria na loja ou on-line, ou ocasionalmente na própria bateria.

Siga essas regras e você conseguirá suportar o pior que uma bateria ruim pode causar e encontrar uma nova e confiável quando precisar.

Conforme as normas, essas informações se aplicam a baterias de carro comuns que ajudam a manter o carro funcionando. Se você dirige um veículo híbrido ou híbrido plug-in, as baterias também são um elemento extremamente importante do trem de força.

A regra geral para substituição de bateria de carro híbrido é de 10 anos, embora haja muita variação nessa regra. Isso ocorre porque há diferentes tipos de baterias para diferentes veículos e também porque muitos desses veículos são bem novos, então simplesmente não há dados suficientes para demonstrar como eles se mantêm ao longo do tempo. Sua melhor aposta é esperar substituir a bateria do seu carro híbrido em cerca de 10 anos. Dito isso, nesse ponto você pode ficar tentado a simplesmente comprar um novo carro híbrido, já que a tecnologia de bateria para esse segmento está constantemente ficando mais barata e eficiente.

Fonte: https://g1.globo.com/mg/triangulo-mineiro/especial-publicitario/branco-baterias/noticia/2023/10/16/a-importancia-de-uma-boa-bateria-mantendo-seu-veiculo-na-estrada.ghtml

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