CARRO COM O SISTEMA START-STOP ULTILIZAM MESMO TIPO DE BATERIA DE VEICULO SEM ESSA TECNOLOGIA?
carro sem a tecnologia start-stop
Um modelo de carro sem a tecnologia start-stop tem, em média, de seis a oito ciclos de partida (ignição) por dia. Já um carro equipado com essa tecnologia registra aproximadamente 200 ciclos. Este número, no entanto, pode ser maior, dependendo da utilização do veículo.
baterias EFB
Instaladas nos modelos com start-stop, as baterias EFB (Enhanced Flooded Battery, que significa, Bateria Inundada Aprimorada) é uma evolução das baterias comuns SLI (Starting, Lightning, Ignition, que significa Partida, Iluminação, Ignição).
As duas são idênticas no tamanho e adotam a mesma. A EFB, entretanto, tem uma capacidade maior de aguentar o liga/desliga diário. Outra diferença importante é o preço.
veículo com start-stop
As EFB são mais caras que as SLI.
Por isso, caso você tenha um veículo com start-stop, não instale uma bateria comum na hora de substituir o componente. Segundo alguns especialistas, caso isso ocorra, “o carro rapidamente irá desabilitar o sistema e a bateria terá uma vida útil muito menor”.
Ele alerta também que em alguns carros, caso seja colocada uma bateria SLI no lugar de uma EFB, o próprio painel de instrumentos irá acender uma luz indicando que algo está errado com a bateria.
instalar uma bateria para carro com start-stop
A boa notícia é que o oposto – instalar uma bateria para carro com start-stop em um sem o sistema – não traz prejuízos para o veículo. Na realidade, os benefícios são maiores, pois o proprietário terá uma bateria com um ciclo de vida maior. Aliás, muitos motoristas profissionais, como taxistas, preferem usar uma bateria EFB, mesmo o carro não tendo start-stop.
O start/stop foi adotado por modelos mais modernos para atuar na diminuição de até 15% no consumo de combustível no trânsito urbano.
A principal função da bateria é acionar o motor de arranque e dar partida no motor. Nos modelos com start/stop, por sua vez, sequências de pequenas descargas são demandadas constantemente das baterias no para e anda do cada vez mais complicado trânsito urbano.
“A partida extrai apenas cerca de 1% da energia do componente, mas se repete várias vezes durante o trajeto realizado por um carro com a tecnologia start/stop”, explica um especialista
Baterias AGM importadas
Importante destacar que carros híbridos e elétricos adotam uma outra bateria com uma tecnologia completamente diferente. Chamadas de AGM (Absorbent Glass Mat, que em português significa Manta de Vidro Absorvido), elas têm a capacidade de receber constantemente energia proveniente, por exemplo, do sistema de freio regenerativo, que transforma a energia cinética das rodas em elétrica e manda para as baterias.
Atenção nos modelos de baterias
As baterias para modelos com start-stop têm uma vida mais longa (em média três anos), no entanto elas também acabam. Por isso, o motorista deve ficar atento a alguns sinais.
“O principal deles é quando o sistema é desabilitado”, aponta o especialista. Ao diagnosticar que a bateria tem pouca carga, a central de gerenciamento do sistema automaticamente corta o start-stop para evitar que o motor desligue e não ligue mais, deixando o motorista parado no meio da rua.
Evite, para não provocar um desgaste prematuro do componente, deixar luzes acesas sem necessidade com o carro parado. Também tente rodar com o carro pelo menos uma vez a cada duas semanas para impedir que a bateria arrie.
Outros componentes e equipamentos
Carros com tecnologia start-stop não têm apenas a bateria com maior capacidade. Outros componentes precisam ser redimensionados para aguentar o “tranco” do anda e para.