Baterias de carro – detalhes
As baterias de carro automotivas são equipamentos bem populares nos automóveis, caminhões, ônibus, motos, entre outros, tendo composição de chumbo-ácido, que produzem uma reação química que armazena uma carga elétrica.
Na bateria, existem células com terminal positivo, chamado cátodo, enquanto as células de polo negativo possuem os chamados ânodos.
Assim, no processo eletroquímico, geram trocam de elétrons, processo conhecido como oxirredução, onde há produção de energia elétrica a partir da ocorrência de oxidação e redução de espécies químicas.
A composição química tem chumbo e uma solução aquosa de ácido sulfúrico, que em baterias não seladas, exige a reposição da solução com água destilada, desmineralizada ou deionizada.
Já as baterias seladas não exigem esse complemento de solução aquosa, sendo assim mais seguras, especialmente por não ter o processo de abertura das células.
Ligadas ao sistema elétrico do veículo automotivo, as baterias garantem o bom funcionamento do carro e necessitam de atenção, especialmente em relação a usar o sistema elétrico irregularmente.
Carros modernos possuem sistemas de proteção de carga da bateria, evitando assim o descarregamento acidental do dispositivo, impossibilitando o veículo de funcionar.
De acordo com o dimensionamento e porte do veículo, a amperagem é alterada, iniciando em 35 amperes para carros com menos recursos elétricos, ainda que não sejam os carros mais simples.
A média é de 60 amperes, suficiente para um carro compacto com itens básicos de segurança, conectividade e iluminação, além da partida.
Fabricada no Brasil, a bateria automotiva é um item reciclável e na hora da troca, as lojas de autopeças compram a carcaça, sendo essa reaproveitada na indústria.