Ter um carro requer responsabilidade. Pode ser um privilégio dirigir e possuir um automóvel, mas sem o devido cuidado e atenção, você pode acabar com um peso de papel muito caro e um ocupante de espaço. Embora o tópico de manutenção seja muito complexo, aqui estão 10 dicas e truques para lembrar.
Embora tenhamos um guia abrangente sobre manutenção geral de veículos, aqui estão dicas e truques mais gerais, fáceis de seguir e importantes de lembrar.
Fonte de reprodução: Youtube Auto Super
Alimente seu carro com o combustível certo
Assim como seu corpo, o que você alimenta seu carro pode afetar sua saúde. Se você continuar comendo porcarias, seu corpo ficará mais lento. O mesmo pode ser dito para automóveis. Abasteça com o tipo certo de combustível que o fabricante recomenda, ou as coisas podem dar errado. Como regra geral, desde que seu carro não tenha alguma tecnologia de motor sofisticada, um supercharger ou um turbocompressor, você pode escolher qualquer combustível que quiser. Só não encha o tanque do seu carro a gasolina com diesel e vice-versa.
Consulte seu manual ou o interior da sua tampa de gás para saber o número mínimo de octanas de pesquisa (RON) para gasolina, ou número de cetano (CN) para diesel que o motor do seu carro pode suportar. Nas Filipinas, você tem uma escolha de 91 RON, 95 RON e 97 RON. O mesmo vale para motores a diesel, mas o CN mínimo nas Filipinas é fixado em 50 CN.
A maioria dos carros de passeio, como o Toyota Vios ou o Toyota Wigo, podem rodar gasolina 91 RON, mas combustíveis melhores são recomendados para veículos de alto desempenho, como o Toyota Supra com seu motor turboalimentado. Se seu carro precisa de combustíveis premium, certifique-se de abastecer com o mínimo ou melhor. Você pode abastecer com mais combustíveis premium, mas seu carro pode não ter um desempenho significativamente melhor. A diferença pode ser marginal, na melhor das hipóteses.
O óleo certo na hora certa — se não um pouco antes
Assim como o combustível, você precisa encher seu carro com o tipo certo de óleo. O lubrificante do motor é importante para manter seu motor funcionando sem problemas. Certifique-se de verificar o manual do proprietário para saber o peso certo. Siga o que o fabricante recomenda e você deve ficar bem. Existem três tipos de óleo disponíveis: mineral, semissintético e totalmente sintético. O óleo mineral é o mais acessível, mas se decompõe mais rápido, e o totalmente sintético é o mais caro e dura mais.
Mais importante, certifique-se de trocar o óleo do seu carro regularmente. Lubrificantes quebram depois de um período de tempo, então troque no intervalo recomendado pelo fabricante — ou até um pouco antes.
Use a eletrônica do seu carro somente com o motor ligado
Se você habitualmente deixa o rádio, as luzes internas ou os faróis do seu carro ligados sem o motor ligado, você corre o risco de descarregar a bateria. Quando a bateria estiver com pouca carga, seu carro pode não conseguir ligar novamente para fazer o alternador funcionar. Dependendo de quais eletrônicos você deixou ligados, espere que a bateria fique sem carga em uma hora ou várias horas, dependendo do que estiver aberto e da idade da bateria em si.
Verificação do freio
Pare, ouça e então olhe. Siga estas etapas para fazer uma verificação preliminar do sistema de freios do seu carro. Se você ouvir um som agudo sempre que aplicar os freios, suas pastilhas de freio podem estar gastas. Se sim, faça uma inspeção visual e verifique. Você precisa ter certeza de que suas pastilhas ainda estão grossas. Muitas vezes as pessoas correm em pastilhas finas como papel. Se você corre em pastilhas de freio que não são grossas o suficiente, você danificará seus rotores de freio.
Se você sentir seu carro balançando enquanto estiver freando, pode ser que seus rotores estejam empenados. Em ambos os casos, leve seus rotores para manutenção. Se seu pedal de freio estiver mole e você não conseguir senti-lo, então seu fluido pode estar baixo ou seus cilindros mestres podem estar danificados.
Alinhe sua suspensão
Se você já dirigiu ou andou em um carro que anda em linha reta com um volante torto, é assim que uma suspensão ou alinhamento de rodas desalinhados se parecem. Você não quer continuar usando seu carro nesse estado porque isso levará a um desgaste irregular dos pneus.
Gire suas rodas
Para a maioria dos veículos, as rodas motrizes principais serão as que sofrerão mais desgaste ao longo do tempo. Enquanto isso, as rodas não motrizes não são tão gastas e ainda podem ser usadas. Você pode prolongar a vida útil do seu conjunto de pneus girando-os regularmente, para garantir que o desgaste dos pneus seja uniforme. Também é importante seguir as instruções de rotação de pneus recomendadas pelo fabricante, encontradas no manual do proprietário.
Verifique a pressão dos pneus
É engraçado o quanto um pouco de ar pode afetar o desempenho do seu carro. Manter a pressão dos pneus do seu carro sob controle pode economizar combustível e até mesmo um pouco de energia. Um pneu inflado ou esvaziado incorretamente fará com que seu motor consuma mais combustível e sua direção fique um pouco mais pesada.
Se você enche seus pneus com ar com frequência, então pode ser hora de verificar se há furos e tampar vazamentos de ar. Rodar com um pneu vazio também pode causar danos irreparáveis à parede lateral do pneu e até mesmo bagunçar o alinhamento do volante.
Mantenha seu carro limpo
Um carro bem conservado precisa ter uma boa aparência, então mantenha-o limpo. Lave-o bem usando xampu para carro e panos de microfibra. Certifique-se de usar o método dos dois baldes e, em seguida, aplique cera ou selante na pintura para protegê-la.
Mais importante, certifique-se de que seu interior também esteja limpo e bem conservado. Você passará muito tempo no carro, e sentar em cima de lixo de um mês sem dúvida será uma experiência desagradável. Lixo dentro do carro é um convite aberto para outros organismos se alojarem em seu carro. Limpe o lixo, aspire todas as superfícies e desinfete se necessário.
Não perca um serviço e agende com antecedência
Você precisará agendar um serviço após um certo tempo ou distância percorrida. A maioria dos carros modernos notificará você quando for a hora de uma troca de óleo, mas se seu carro for mais antigo ou não tiver esse recurso, observe em qual quilometragem ou data seu próximo intervalo está programado.
Também ajudaria conhecer seu consultor de serviço ou seu mecânico. Isso facilitará sua vida, e o agendamento não será tão trabalhoso.
Dirija seu carro
O último conselho que temos é realmente dirigir seu carro. Embora possa parecer contraintuitivo, realmente dirigir seu carro também faz parte da manutenção. Você precisa manter os fluidos do seu carro fluindo, a bateria também precisa ser carregada e você evitará que seus pneus desenvolvam pontos planos. Independentemente disso, esta última dica é usar o carro como ele foi projetado: na estrada e não como um coletor de pó.