As baterias de carro têm uma habilidade incrível de morrer nos momentos mais inconvenientes. Se você estiver chovendo torrencialmente em uma noite fria quando você estiver no caminho de um evento importante, as chances de sua bateria de carro acabar ficam perto da marca de 100 por cento. É por isso que os humanos inventaram a assistência na estrada.

Primeiro, porém, é uma boa ideia ver se sua bateria precisa ser substituída ou se ela simplesmente precisa de uma boa limpeza. O sulfato, criado ao longo do tempo pela descarga de chumbo da bateria, pode se acumular nos terminais como uma substância branca e pegajosa que impedem o carregamento da bateria durante o uso. Você pode se livrar desse sulfato com uma solução simples de bicarbonato de sódio e água [fonte: AAA ].

Veja como usá-lo: Primeiro, certifique-se de que o carro está desligado e escolha a solução no sulfato para soltar o depósito. Depois que os terminais estiverem limpos, tente acender. Se o carro der a partida, ele deverá ser capaz de se recarregar e você não poderá precisar de uma substituição, afinal. Um jumpstart também pode ser necessário para dar energia suficiente para ligar o motor novamente.

Se a bateria estiver completamente descarregada, considere contratar um profissional para fazer o serviço para você. As baterias podem ser pesadas: a bateria média de um carro pesa entre 25 e 40 libras (11 e 18 quilos). Pode ser ainda mais pesado em veículos grandes, como caminhões a diesel. A maioria das lojas de autopeças oferece instalação gratuita de bateria quando você compra uma nova delas.

Neste ponto, você decidiu que sua bateria precisa ser remanescente e que você mesmo vai lidar com isso. Bom para você. Continue lendo para descobrir quais ferramentas você precisa para fazer o trabalho corretamente.

Fonte de reprodução: Youtube DOK

Ferramentas fáceis para trocar uma bateria de carro

Você quer quebrar a bateria do seu carro sozinho, mas não se precipita ainda. Reúna as ferramentas corretas antes de ir até o capô do seu carro.

Se você já criou uma solução de bicarbonato de sódio e água que precisa para limpar seus terminais, rapidamente à mão. Você vai querer dar aos cabos terminais uma limpeza mais completa. Se não, então vá em frente e bata um lote e coloque um pincel limpo nele para mais tarde.

Pegue sua caixa de ferramentas e selecione algumas ferramentas que você vai precisar. Os cabos do terminal da bateria estão presos firmemente ao redor dos terminais da bateria por portas e parafusos. Isso significa que você vai precisar de uma chave inglesa, uma chave ajustável, um alicate de morsa ou uma chave de soquete. A maioria dos terminais da bateria vem com tamanhos de soquete de 10 mm ou 12 mm (0,4 ou 0,5 polegadas). Pegue outro par de alicates inovadores para segurar a cabeça do parafuso no lugar também.

Pode parecer engraçado, mas você também vai querer levar um martelo com você. Uma ou duas batidas suaves podem ajudar a soltar um cabo teimoso do poste terminal.

Também é uma boa ideia investir em um limpador de terminais de bateria. Esta ferramenta útil e barata foi projetada para remover a corrosão dos postes terminais e a proteção final dos cabos. Ela também prepara os postes de sua nova bateria para uma melhor conexão com os cabos terminais. Se você tiver uma boa escova de arame de metal estreita, ela também pode fazer o truque. Enquanto você estiver pegando um limpador de terminais, compre uma lata de protetor de corrosão, que ajudará a prevenir o acúmulo de sulfato corrosivo no futuro.

Por fim, leve um par de luvas resistentes e óculos de segurança. Baterias podem ser perigosas (como veremos nas próximas páginas) e proteger suas mãos e olhos é uma boa ideia. Mantenha também alguns panos ou panos à mão para limpar a bagunça e um recipiente de plástico para organizar suas ferramentas.

Tem tudo junto? Ótimo. É hora de sair de novo.

Como trocar a bateria de um carro

Preparando seu carro para uma troca de bateria

O primeiro e mais importante na preparação do seu carro para uma troca de bateria é garantir que a bateria não receba energia do seu motor. Você pode ter descoberto que sua bateria precisa ser substituída depois que ela não foi determinada, então suas chaves ainda podem estar na ignição. Se sim, remova-as. Sem as chaves, o sistema elétrico do seu carro não deve estar ativo, o que reduzirá a chance de uma falha ou choque enquanto você estiver trocando sua bateria.

Se você já passou a solução de bicarbonato de sódio e água nos terminais, você está à frente do jogo. Se não, vá em frente e limpe os terminais o máximo possível. A remoção dos depósitos de sulfato deve facilitar o desparafusamento das porcas dos parafusos nas extremidades dos cabos e dos postes. Bata suavemente nos postes e cabos com seu martelo para quebrar o depósito. Em seguida, passe a solução de bicarbonato de sódio e, finalmente, limpe com um pano.

Depois que a bateria estiver limpa, verifique se há rachaduras, pois o ácido pode escapar quando você removê-la. Anote mentalmente esses lugares para evitar colocar as mãos perto deles durante a remoção. Você também pode querer colocar fita adesiva sobre quaisquer áreas rachadas para fornecer uma camada de proteção – ainda que mínima.

Coloque seu recipiente de ferramentas no chão ou posicione-o no compartimento do motor. Apenas proteja-se de não colocá-lo em uma superfície quente onde ele possa derreter. Evite uma caixa de ferramentas de metal, pois ela pode entrar em contato com a bateria e causar danos materiais.

Sua bateria está limpa, você procura por rachaduras e suas ferramentas estão dispostas. É hora de remover sua bateria antiga.

Como trocar a bateria de um carro

Removendo baterias velhas de carros

Finalmente, chegamos à parte boa: removendo a bateria velha. Lembre-se de que esta é uma etapa mais perigosa no processo de substituição. Rachaduras e corrosão na bateria velha podem permitir que o ácido vaze para sua pele, o que pode ser desconfortável, para dizer o mínimo. Enquanto a ignição do carro estiver desligada, a bateria ainda poderá produzir uma carga elétrica (e até mesmo uma explosão) enquanto os terminais estiverem conectados. Se uma chave de metal entrar em contato com ambos os polos da bateria ao mesmo tempo, pode causar um curto-circuito e causar choques ou queimaduras. Tenha cuidado ao remover a bateria e toque apenas em um polo de cada vez.

  • Para começar, solte a porca do parafuso que prende o cabo do terminal ao polo negativo da bateria. Lembre-se de que o preto é o terminal negativo e o vermelho é o positivo. Use sua chave inglesa ou alicate para girar a porta no sentido anti-horário. Você não precisa tirar a porta e o parafuso completamente, apenas o suficiente para tirar os terminais.
  • Segure a cabeça do parafuso no lugar usando outra alicate ou chave inglesa. Uma vez solta, deslize cuidadosamente a extremidade da extremidade do poste e posicione de forma que ela não deslize de volta para o topo da bateria. Quando fizer isso, certifique-se de já ter colocado suas ferramentas no chão ou na bandeja de isopor para evitar falhas de carga elétrica.
  • Depois que o cabo conectado ao terminal negativo tiver sido removido com segurança, siga os mesmos passos para o terminal positivo. O terminal vermelho geralmente tem uma pequena tampa que você pode abrir.
  • Agora que ambos os terminais estão soltos, é hora de desapertar qualquer placa que mantenha a bateria em seu assento. Provavelmente, você encontrará a mesma porta de tamanho que as encontradas no grampo do cabo do terminal ou uma porta borboleta que você pode desparafusar manualmente. Depois que você estiver solto, você poderá remover a bateria com segurança. Lembre-se, ela pode ser pesada e você provavelmente ficará curvado sobre ela; comprova-se de levantá-la com os joelhos.
  • Levante-a para cima — a maioria das baterias vem com uma alça acoplada para facilitar o transporte — e então para fora e para o chão. Se a alça estiver corroída, levante cuidadosamente a bateria pelas laterais. Tenha cuidado para não deixar o ácido escorrer.
  • Com uma bateria seguramente afastada do carro, use os limpadores de terminais de bateria para limpar qualquer sulfato restante de dentro das extremidades das extremidades do cabo do terminal.
  • Verifique os cabos para ter certeza de que não estão corroídos. Se desejar, pegue alguns cabos de configuração na loja de autopeças.
  • Aplique uma camada de spray anticorrosivo nas extremidades das extremidades do cabo para proteger contra futuros depósitos que possam se acumular em sua nova bateria.

Agora você está pronto para a última etapa: instalar uma nova bateria.

Como trocar a bateria de um carro

Como conectar novas baterias de carro

Parabéns, você chegou à reta final. Mais alguns passos e seu carro deve ronronar como um gatinho mais uma vez na primeira volta da ignição.

  • Levante a bateria nova e coloque-a em seu assento sob o capô. Agora, você provavelmente concluiu que as baterias novas são muito mais pesadas do que as baterias velhas; tenha cuidado ao levantar.
  • Sua bateria nova pode ter vindo com tampas plásticas coloridas nos postes terminais. Não é necessário remover até que você tenha uma bateria instalada e esteja pronto para conectar os cabos terminais. Essas tampas ajudam você a lembrar qual poste é positivo (o vermelho) e qual é negativo (o preto).
  • Uma vez que você esteja firmemente posicionado em seu assento, inicie o inverso da operação que você realizou para remover a bateria antiga. Comece com o terminal positivo. Remova a tampa de plástico e use seus limpadores de terminal de bateria para escovar os novos postes. Isso marcará o metal levemente, o que fornecerá uma melhor aderência entre os postes e as seguranças, o que fornecerá uma recarga mais fácil de sua bateria enquanto você dirige.
  • Aplique outra camada de proteção contra corrosão no poste do terminal.
  • Deslize a segurança final sobre o poste até que ela fique instalada na parte inferior do poste. Usando seu alicate ou chaves, segure a cabeça do parafuso firmemente enquanto aperta a porta no sentido local. Repita os mesmos passos para o terminal negativo.
  • Com ambos os terminais conectados, recoloque qualquer placa ou suporte que segure sua bateria no lugar. Embora o design desse recurso às vezes seja um pouco complicado, não pula esta etapa. As placas seguram a bateria no lugar enquanto seu carro passa por terrenos acidentados e lombadas. Dirigir com uma bateria solta é uma má ideia.
  • Neste ponto, tente acender o seu carro. Ela deve ligar imediatamente a bateria devido ao problema do seu carro. Como a bateria estava desconectada, você pode ter perdido informações no computador de bordo do seu carro. Isso pode exigir que você digite novamente uma senha para que sua rádio e outros recursos operem mais uma vez.

Há um último passo que você precisa dar para completar sua aventura no mundo do reparo automotivo faça você mesmo — descartar a bateria. A combinação de chumbo e ácido em baterias de carro para tornar resíduos tóxicos, então você terá que levá-las ao centro de reciclagem apropriada ou a um posto de serviço, onde elas serão descartadas por uma taxa. A loja onde você comprou sua bateria nova pode ser obrigada a levar sua bateria antiga, dependendo do estado em que você mora. Só não jogue fora. A maioria das baterias de carro é reciclada em novas, evitando a contaminação tóxica do meio ambiente.

Fonte: https://g1.globo.com/carros/dinheiro-sobre-rodas/noticia/2024/09/17/bateria-do-carro-no-limite-veja-5-sinais-de-que-e-hora-de-trocar.ghtml

Aperte aqui e Ligue!!!!