Então, é a primeira vez que você troca uma lâmpada de farol, hein? Essa é provavelmente uma das coisas mais fáceis que você terá que fazer no seu carro além de trocar o óleo, e com algumas ferramentas e um pouco de graxa de cotovelo, você está a caminho de uma viagem mais brilhante.
Pronto? Vamos lá.
Fonte de reprodução: Youtube AutoPapo
Antes de começar: Seleção de lâmpadas
Você provavelmente está trocando a lâmpada do farol porque A) ela está simplesmente morta, ou B) você quer algo um pouco mais brilhante. Aqui estão algumas diretrizes a serem seguidas ao comprar lâmpadas de reposição para faróis.
“ Distância de projeção ”, ou quão longe você consegue avistar na estrada, é um verdadeiro divisor de águas para passeios noturnos. É tudo uma questão de ficar à frente, avistar curvas e desvios, e desviar de qualquer surpresa na estrada, como buracos e lixo — também não custa nada ver o carro na sua frente.
Temperatura de cor
Algumas lâmpadas esquentam as coisas, enquanto outras vão para aquele brilho branco mais frio e nítido. Se você está mirando em um branco mais frio (luzes de LED), você terá um contraste e clareza matadores, especialmente quando estiver passando por marcações de estrada.
Vida útil do bulbo
O quanto você gosta de trocar suas lâmpadas? Isso é tudo o que há para considerar para esta parte.
É recomendável que você substitua as duas lâmpadas dos faróis, e você pode querer fazer isso de qualquer maneira, já que você já estará trocando uma, para que elas sigam o mesmo cronograma de manutenção e você tenha uma iluminação agradável e uniforme.
Ferramentas que você vai precisar
Quando chega a hora de substituir as lâmpadas dos faróis dianteiros, você não precisa de muita coisa, apenas do essencial, como:
- Uma lâmpada de farol (específica para veículo)
- Chave de fenda
- Catraca
- Luvas de segurança
- Óculos de proteção ou óculos — você nunca sabe, sabia? Segurança em primeiro lugar
Se você conserta seu carro regularmente ou vai para uma escola de mecânica, há uma boa chance de que você já tenha essas coisas por aí.
Talvez você não saiba como substituir uma lâmpada de farol no sentido tradicional de “explicar”, mas apostamos que quando você começar a seguir esses passos, isso se tornará uma questão de memória muscular.
1. Primeiro passo: Segurança em primeiro lugar
Sabemos que essa não é a parte mais emocionante de trabalhar em seu passeio, mas se você quiser continuar fazendo isso por muito tempo, recomendamos usar óculos de segurança e luvas. Além de manter seus olhos e mãos protegidos, você evitará queimar as lâmpadas — isso raramente acontece, mas é melhor prevenir do que remediar.
E outra coisa… não deixe o veículo ligado quando for trocar os faróis, você estará pedindo para levar um choque.
2. Identifique a colocação da luz
A maioria dos veículos por aí vem com lâmpadas separadas para farol alto e farol baixo, mas alguns carros têm uma única lâmpada para ambos os trabalhos. Se você está na gangue de duas lâmpadas, lembre-se de que o farol baixo geralmente fica na borda externa, e o farol alto fica no lado interno.
Para verificar isso novamente durante sua viagem, você pode fazer um teste rápido ou consultar um guia de reparo.
3. Tenha acesso às luzes
É aqui que a estrada faz uma curva. Quando se trata de configurações de faróis, as coisas podem ficar complicadas. Você encontrará alguns faróis escondidos em conjuntos facilmente removíveis, e geralmente é só uma questão de remover alguns parafusos para soltá-los.
Depois de retirar os parafusos, coloque cuidadosamente o conjunto do farol no chão e você estará pronto para acessar as lâmpadas.
Cada marca de veículo é diferente e algumas lâmpadas gostam de se fazer de difíceis de pegar e só podem ser alcançadas mergulhando no vão da roda. Você pode precisar de algumas ferramentas para dar um empurrãozinho no arco da roda, apenas o suficiente para alcançar a lâmpada, trocá-la e colocar a tampa do vão da roda de volta no lugar.
Este vídeo aborda a substituição do kit de faróis de uma F150 2018 que passa pelo vão da roda. Confira se você é um dos sortudos que precisa passar por esse processo!
Em alguns casos, as carcaças não saem tão facilmente. Mas não se preocupe, com o capô levantado, você pode muitas vezes se esgueirar atrás da carcaça para alcançar a lâmpada. Agora, nem sempre é moleza — você pode precisar se separar de um reservatório de refrigerante, uma bateria ou outra coisa para acessar as lâmpadas.
Se essa é a situação em que você se encontra, não se preocupe. Apenas remova o que está bloqueando seu caminho, troque a lâmpada e coloque tudo de volta onde pertence. Tudo faz parte do quebra-cabeça.
4. Solte o clipe e remova o plugue
Ainda conosco? Você já deve ter passado da parte mais frustrante do processo. É aqui que sua chave de fenda entra; esses pequenos podem ser bem teimosos às vezes, especialmente se você estiver trabalhando em um veículo mais antigo. Há uma aba ou “clipe” que prende a lâmpada aos componentes elétricos do veículo. Usando uma chave de fenda de ponta chata, você deve conseguir empurrar facilmente esse clipe e remover suavemente a lâmpada do veículo, removendo assim o plugue da lâmpada.
5. Remova as lâmpadas velhas
Pegue a caixa da lâmpada e gire-a suavemente no sentido anti-horário. Fique de olho para ver quando as abas se alinham perfeitamente — essa é a sua deixa para puxá-la para fora. É tudo sobre essa mecânica doce e simples!
6. Instale suas novas lâmpadas
É hora de colocar a lâmpada nova. Alinhe essas abas cuidadosamente e, em seguida, gire suavemente no sentido horário, cerca de um quarto de volta. Dica profissional: ouça aquele clique satisfatório — essa é a sua luz verde.
Não se esqueça de ficar de olho nos slots das lâmpadas de farol alto e baixo!
7. Teste os faróis
Agora que suas lâmpadas estão no lugar, é hora do show. Vá em frente e ligue os faróis e alterne entre os faróis altos e baixos. Esta verificação rápida garante que tudo esteja funcionando para os pares elétricos entre o veículo e a lâmpada.
Agora, monte tudo de volta do jeito que você encontrou.
Pronto! Você oficialmente sabe como substituir um farol.
Faça de cada substituição uma brisa
Interessado em aprender mais sobre veículos, talvez até mesmo fazer disso mais do que apenas um hobby? Os são personalizados para velocidade, dando a você a chance de dominar suas habilidades em um ritmo que supera a concorrência. Você aprenderá com os melhores do ramo, técnicos especialistas que mergulharão fundo em seu campo escolhido, garantindo que você entenda o mundo automotivo de dentro para fora.
A Forte baterias oferece uma variedade de programas principais em Tecnologia Automotiva, Tecnologia de Colisão e Acabamento, Tecnologia Diesel e Soldagem, e você tem a liberdade de se aprofundar ainda mais com especializações em Diesel Avançado, Fabricação de Chassis, Trens de Força de Alto Desempenho, Street Rod, Acabamento e Estofamento e Gestão de Serviços Aplicados.
Nossa abordagem é prática, com treinamento focado por 9 meses (apenas 6 meses para nosso programa de Soldagem), 8 horas por dia, 5 dias por semana, deixando você pronto para o trabalho na formatura. Então por que esperar? Inscreva-se hoje e acenda seu futuro automotivo.