Você não pode esperar obter combustível barato o ano todo, pois o preço do petróleo bruto é ditado por vários fatores, como a demanda global, a produção limitada de petróleo e a instabilidade política contínua em algumas áreas. Então, como podemos lutar? Bem, é apenas uma questão de usar nossos recursos com mais sabedoria. Para maximizar cada gota, aqui estão nossas cinco principais dicas para ajudar você a aproveitar ao máximo seu veículo.
Manutenção adequada
A manutenção preventiva não só faz seu carro durar por todos os anos de direção, mas também traz o melhor desempenho-eficiência que ele pode oferecer ao proprietário. Um veículo bem conservado significa que ele passou por uma troca de óleo adequada programada, substituição de filtro e ajustes para uma economia extra de quatro por cento de combustível sem nenhuma perda de desempenho.
Embora algumas pessoas recomendem não usar o ar-condicionado do seu carro, nós vemos isso como uma solução impraticável. Em vez disso, limpe e faça a manutenção adequada do seu ar-condicionado para lhe dar o melhor conforto na cabine sem ter que ligar o termostato no máximo, o que consome mais combustível.
Lembre-se, o motor do seu carro movimenta mais do que apenas as rodas motrizes. Manter-se em dia com o cronograma de manutenção do seu carro ajudará a manter esses sistemas funcionando sem problemas e evitará que seu carro consuma combustível.
Verifique a pressão dos pneus
Você sabia que um pneu com pressão abaixo de um PSI pode consumir três por cento a mais de combustível? Isso ocorre porque aumenta a resistência ao rolamento e, portanto, exige que o motor gire mais rápido para atingir uma determinada velocidade. A prática de verificar seus pneus pelo menos uma vez por semana é recomendada. Algumas pessoas acham que é um pouco trabalhoso, mas investir em um sistema de monitoramento de pneus pode resolver o problema facilmente. Além disso, você também pode optar por substituir pneus velhos por pneus “verdes” que oferecem uma classificação de baixa resistência ao rolamento por quilômetro. No entanto, se você seguir esse caminho, terá que reprogramar sua maneira de dirigir, pois você trocará aderência por menor resistência ao rolamento.
Conservar o Momentum
Aprender o básico sobre como andar em roda livre é uma habilidade adicional, embora isso gere muita economia de combustível. A primeira regra prática é antecipar e evitar frenagens bruscas desnecessárias, pois a chave para economizar combustível é maximizar o uso de energia. No entanto, para estar seguro, sempre mantenha uma distância segura do carro à sua frente.
Outro estilo de direção a aprender é a paciência. Enquanto as pessoas na estrada tendem a acelerar tão forte e então aprender que precisam parar ou reduzir a velocidade resultará em perdas de energia. Tente dirigir seu carro de forma mais relaxada, sem ir além de 2.000 rpm no tacômetro até atingir sua velocidade de cruzeiro. Na via expressa, alguns motoristas optam por acelerar até 2.500 rpm para equilibrar a aceleração e a economia de combustível.
Além disso, sempre use uma marcha mais alta, tanto quanto o motor permitir, sem deixá-lo morrer. Carros mais novos têm transmissões com mais de cinco marchas, permitindo que o veículo navegue mais alegremente com sua relação de marcha mais alta, enquanto reduz a rotação do motor, diminuindo assim o consumo de combustível. Se você possui um carro mais antigo ou um veículo automático do final dos anos 90 ou início dos anos 2000, certifique-se de ativar a marcha overdrive quando estiver viajando pela via expressa para reduzir a rotação do motor.
Evite acessórios e bagagens desnecessários
Acessórios são uma adição bem-vinda para tornar seu carro mais versátil. No entanto, algumas peças também podem contribuir para um aumento no consumo de combustível, como o rack de teto. Quando não estiverem em uso, é melhor removê-los porque eles criam arrasto em seu carro, o que consome cerca de cinco por cento a mais de combustível em cada abastecimento.
Quanto a carregar bagagem desnecessária, 45 kg extras podem realmente reduzir sua eficiência de combustível em dois por cento. Então, se possível, limpe-os do seu compartimento de bagagem para obter o máximo rendimento em números de combustível.
No caso de acessórios desnecessários, você pode querer repensar em colocar aquelas saídas de ar falsas e espalhafatosas no capô e geradores de vórtice de ar no teto. Se você não tem as habilidades e o conhecimento de Adrian Newey ou acesso a um túnel de vento, é melhor manter o exterior original do seu carro para garantir que sua aerodinâmica não seja mexida.
Planeje suas viagens com antecedência
Combinar estilo de direção ecológica e planejamento adequado é sempre um cenário ganha-ganha. É melhor consultar um mapa para planejar cada viagem para tornar cada trajeto o mais rápido e eficiente possível. Isso reduz o tempo de direção, mesmo que isso signifique ter que parar para uma dúzia de recados em uma única viagem. Apenas esteja atento para evitar o horário do rush o máximo possível.
Além disso, com o uso de aplicativos de celular como o Waze, podemos realmente obter relatórios de trânsito na hora. Se o trânsito estiver terrível, tente ficar no escritório por um tempo extra até que o congestionamento diminua. Às vezes, o tempo que você perde no trânsito é equivalente ao tempo necessário para aprender uma habilidade extra ou queimar calorias com alguma corrida fitness. Sua viagem será menos prejudicada pelo trânsito para-arranca, e você não perderá a calma na estrada, um ganho para todos.
Dica bônus: seja um motorista consistente
Estudos mostram que a maioria dos veículos hoje em dia são eficientes em termos de combustível em velocidades de 80 a 90 km/h, com a eficiência de combustível começando a diminuir conforme as velocidades aumentam além de 90 km/h, conforme o arrasto aerodinâmico aumenta e o motor tem que trabalhar mais. Os resultados podem variar entre diferentes modelos de veículos, é claro, mas, ao permanecer em uma velocidade constante, você obterá o máximo do seu combustível.
A consistência na maneira como você acelera e desacelera também ajudará você a economizar alguns pesos na bomba. Como mencionamos anteriormente, ao moderar seu pé e conservar o impulso, o motor do seu carro não usará combustível quando você parar. Além disso, ao deixar seu carro ganhar velocidade gradualmente, você não usará uma quantidade desnecessária de combustível para chegar à velocidade de cruzeiro.
Para finalizar, você pode ou não fazer isso diariamente, mas é preciso prática constante para mudar o velho hábito de dirigir que rouba seu combustível e sua carteira. Como qualquer um que o aconselha a economizar dinheiro; é preciso tempo, dedicação e disciplina para economizar. No entanto, garantimos que essas cinco ótimas dicas ajudarão você a começar seu caminho para se tornar um motorista mais seguro e econômico nos próximos dias.
Às vezes é hora de atualizar seu passeio
Com tudo isso dito, há momentos em que seu carro é simplesmente velho demais para acompanhar os números de eficiência de combustível dos veículos modernos. Nesse caso, você realmente fica com pouca escolha a não ser fazer um upgrade para um carro novinho. E se a eficiência de combustível é realmente sua prioridade número um, bem, então talvez um EV ou híbrido seja o melhor para você.
Falando nisso, você pode conferir a ampla gama de veículos com baixo consumo de combustível. Tudo o que você precisa fazer é encontrar o carro que está procurando, clicar em “Obter cotação” e agentes de concessionárias perto de você enviarão uma cotação oficial em questão de minutos. É realmente muito fácil. Então, por que não dar o pontapé inicial em sua jornada de compra de carro conosco hoje?